Terça-feira, 29 de abril de 2014, atualizada às 08h26

Projeto de lei pretende estimular doações ao Tupi e ao Mapro

Museu

Projeto de lei aprovado na reunião da última segunda-feira, 28 de abril, pretende estimular doações ao Tupi F.C. e à Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro). Para tanto, serão divulgadas nas contas de água da Cesama, os números das contas correntes das entidades.

Audiência Pública debate nova sede para a Escola Herval da Cruz Braz

A transferência do Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz, que funcionava nas dependências do SESC, no bairro São Mateus, para um prédio na rua Fernando Lobo, foi o centro das discussões da Audiência Pública da última segunda-feira, 28, na Câmara Municipal.

A Comissão de Educação, integrada pelos vereadores Jucelio Maria (PSB), Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederido-PDT), Roberto Cupolillo (Betão-PT) e Vagner de Oliveira (PR), solicitou o debate sob a alegação de que o novo espaço não é adequado ao trabalho. De acordo com os vereadores, o estabelecimento de ensino responde pelo atendimento a um público diferenciado, que necessita de assistência multidisciplinar. São alunos com defasagem de série ou idade, com mais de três repetências.

O secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, considerou a localização de um imóvel em condições adequadas um desafio. Ele afirma que o SESC era um espaço cedido, sem qualquer formalidade. Após o pedido de devolução, ele e sua equipe visitaram 20 imóveis. Ao final dessa maratona, representantes da Secretaria de Educação e uma equipe educacional da Escola se reuniram no anfiteatro João Carriço, quando houve a decisão pelo prédio na Rua Fernando Lobo. O secretário deixou claro que "em momento algum a Administração cogitou terminar com o projeto e que inclusive pretende replicá-lo".

Os vereadores se revezaram nos pronunciamentos em defesa do projeto. Uma das ideias defendidas foi o uso dos clubes de Juiz de Fora, como Olímpico, Tupinambas, Tupi, para realização de atividades complementares. Além disso, foi proposta a criação de um Núcleo de Apoio a escolas pela redução da reprovação e fim da estigmatização do aluno.

O diretor da escola, Geraldo Pereira da Silva, trabalha desde 2010 com educadores que aderiram ao projeto voltado para estudantes que não se adaptaram a escola tradicional. Em 2013, 0 SESC, que havia cedido suas dependências para execução, as solicitou de volta. Ele afirmou que o local em que a Escola Herval da Cruz Braz funciona atualmente não é o ideal, mas foi a melhor opção encontrada durante um ano de busca. O diretor admitiu, entretanto, que os reflexos foram negativos.

A escola, que esperava atender 180 alunos em 2014, está com 74, divididos em duas turmas de sexto ano e seis de oitavo, cada uma com no máximo 15 alunos. Estudos realizados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), que trabalha com análise de resultados, foram expostos por Vagner Silveira Resende. Ele citou a escola como exemplo de melhorias educacionais ao longo dos anos. Ou seja, os alunos matriculados tiveram desempenho melhor. Em 2010, 48% se encontravam em padrão baixo.

A coordenadora geral do Sindicato dos Professores (Sinpro), Aparecida de Oliveira Pinto, ressaltou a importância de resgate da Escola Herval da Cruz quando de sua criação, período em que chegou a ter 275 alunos, e manifestou receio pelo desaparecimento do projeto.

Câmara fechada no feriado e ponto facultativo na sexta

Nesta sexta-feira, 2 de maio, será facultativo o ponto na Câmara Municipal de Juiz de Fora. No dia 1º, Dia do Trabalhador, não haverá expediente por ser Feriado Nacional.

Esta página é um compilado de informações da Câmara Municipal de Juiz de Fora

ACESSA.com - Projeto de lei pretende estimular doa?es ao Tupi e ao Mapro

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!