Programa Jovens Mineiros Sustentáveis abre inscrições para 2024
Por meio da educação ambiental, o programa leva a sustentabilidade para as salas de aula das escolas municipais.
Estão abertas as inscrições para municípios que desejam participar do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) em 2024. As cidades interessadas têm até o dia 24 de novembro para fazer o cadastro.
Segundo o Governo de Minas, para o próximo ano, serão selecionados 40 municípios para se juntarem aos outros 104 já participantes da iniciativa de educação ambiental promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Com o novo edital, serão mais 80 escolas municipais que passarão a integrar o programa, com uma média total de 3,2 mil estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Atualmente, são 6.541 alunos de 185 escolas municipais de Minas.
A estimativa é que o programa alcance até 9 mil alunos das redes públicas municipais do estado. A inscrição deve ser feita on-line, no site da Semad, onde também tem o edital do processo e serão divulgados os resultados no dia 5 de dezembro.
Por meio da educação ambiental, o programa leva a sustentabilidade para as salas de aula das escolas municipais. E com os alunos, o aprendizado é passado para famílias, comunidades e autoridades. Na lista de mudanças estão as reduções nas contas de luz e de água, um maior interesse em coletas seletivas e em plantios, e até a mobilização por um parque municipal.
Capacitação
O JMS capacita educadores para levar a temática da sustentabilidade para as salas de aula, com material didático baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolvido por servidores da pasta.
São propostas atividades escolares de educação ambiental e humanitária, por meio das quais são trabalhados os temas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos, educação humanitária e mudanças climáticas.
“A ideia foi criar um programa que tivesse uma metodologia estimulante para os alunos e também para os educadores, a fim de ter impactos em toda a comunidade”, conta a gestora ambiental Sophia Lins.
As escolas mais empenhadas no programa em 2023 serão premiadas no próximo dia 7 de dezembro, em cerimônia que será realizada no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte.