Fissura na Cachoeira do Tabuleiro é avaliada em Conceição do Mato Dentro

O local foi interditada nessa semana por risco de deslocamento de rochas.

Por Redação

Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro

A fissura ocorrida em 2021 na Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, foi avaliada por uma equipe multidisciplinar. A área, localizada na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Tabuleiro, foi interditada por risco de deslocamento de rochas. Um drone foi usado para fazer várias fotos de diversos ângulos do local e identificar os riscos.

Em nota, a Prefeitura da cidade informou que o local estará fechado para visitação e banho por tempo indeterminado. 

"Comunicamos também que a visitação na parte alta será mantida, respeitando a capacidade de carga e as condições climáticas. Por enquanto não há previsão de fechamento desta área, mas isso pode mudar caso haja risco ao visitante destacado pela empresa que nos assessora", concluiu.

Fissura

Segundo o Corpo de Bombeiros, a fissura estrutural transversal de cerca de 10 metros de extensão, com abertura aproximada de 0,15 metros, pode sofrer alteração de multifatores que podem levar à movimentação, como chuva, ventos e raízes de plantas, tendo imprevisibilidade quanto ao desprendimento de maciços.

Os bombeiros ressaltaram que a formação do local é composta por camadas de quartzito, que tem características de descontinuidade em toda a extensão.

Agora, a Defesa Civil e o Município devem dar sequência nos trâmites de análise e prazos de liberação do local. 

A equipe é formada pelo Corpo de Bombeiros, agentes da Defesa Civil municipal, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representantes da Secretaria Municipal de Turismo e agentes do Parque Estadual.

Interdição

A decisão de interdição foi tomada após vistorias e levantamentos técnicos realizados nos paredões da área da cachoeira, além de análises geotécnicas e pareceres emitidos por empresa especializada contratada pela Prefeitura.

"O poço da parte baixa da Cachoeira do Tabuleiro será fechado por tempo indeterminado para realização de intervenções em áreas de potencial deslocamento de rochas. Apesar da consciência do risco inerente em toda e qualquer atividade turística realizada em área natural, principalmente em áreas como cachoeiras e trilhas que percorrem encostas rochosas de alta declividade, medidas que ampliam a segurança do visitante devem ser tomadas e tal decisão, como o fechamento da cachoeira, se configura como uma das etapas de anulação do risco", explicou a Prefeitura em nota.