Idosa infarta e é salva por bombeiros e Samu em Barbacena
Ela precisou ser reanimada por 40 minutos.
Uma idosa de 64 anos sofreu um infarto no Centro de Barbacena, na tarde dessa quinta-feira (9), e foi salva pelo Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela precisou ser reanimada por 40 minutos.
Segundo os bombeiros, inicialmente, os militares foram acionados para atender uma ocorrência de desmaio. Testemunhas contaram que a idosa estava em uma galeria na Rua 15 quando passou mal e caiu no chão.
Quando a equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local constatou que a idosa não tinha desmaiado e sim sofrido uma parada cardiorrespiratória. De imediato os militares iniciaram os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, utilizando os equipamentos de Desfibrilador Externo Automático, Cânula de Guedel, Bolsa Válvula Máscara (Ambú) e Oxigênio.
Ao mesmo tempo, foi feito contato com o Samu solicitando apoio da Unidade de Suporte Avançado de Vida. Em conjunto, as equipes trabalharam para reverter o quatro da idosa.
Após 40 minutos os batimentos da vitimaram foram restabelecidos e ela foi encaminhada para atendimento hospitalar. Foi preciso interditar o trânsito para agilizar o deslocamento das viaturas. O nome da idosa não foi revelado, nem o hospital em que ela foi levada, por isso não foi possível saber o estado de saúde.
“A ocorrência foi de extrema importância para todos os profissionais envolvidos, pelo fato de conseguirem êxito na situação que é complexa. Bem como o fato do quanto é importante o trabalho em conjunto, envolvendo profissionais de instituições distintas que tem o mesmo objetivo de salvar vidas”, disse o cabo do Corpo de Bombeiros, Neander.