Vacinação contra a influenza e bivalente tem público ampliado em Juiz de Fora
A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou a ampliação do público para as vacinas contra a influenza e a bivalente contra a Covid-19 . A ampliação passa a valer a partir desta quarta-feira (12).
Veja abaixo as informações sobre as campanhas de vacinação:
Bivalente
as pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas a partir de 12 anos, funcionários do sistema prisional. Estes novos públicos se unem às pessoas com 60 anos ou mais de idade, 12 anos ou mais com imunossupressão, puérperas (até 45 dias após o parto) e gestantes, pessoas com 12 anos ou mais com deficiências permanentes e os profissionais da Saúde com 18 anos ou mais.
A aplicação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h, exceto nas quintas-feiras, em que o funcionamento das unidades no período da tarde é das 13h às 14h30. Os maiores de 60 anos podem também receber os imunizantes no Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), na Rua Batista de Oliveira, 943, bairro Granbery, das 8h às 12h. As grávidas e puérperas também podem se vacinar no Centro de Vigilância em Saúde, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Confira os locais de vacinação no final desta matéria.
Para receber a vacina, é necessário que a pessoa esteja vacinada com pelo menos duas doses dos imunizantes contra Covid-19, após um intervalo de quatro meses da última dose recebida. Pacientes acamados, que pertencem ao público prioritário, em áreas descobertas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) devem entrar em contato pelo telefone (32) 3214-4180. O novo imunizante oferece a proteção contra o vírus original da Covid-19, bem como a variante Ômicron.
Documentação
As pessoas que vão receber o imunizante precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência. As grávidas precisam apresentar o cartão pré-natal, e as puérperas, a certidão de nascimento da criança. As pessoas com deficiência de 12 anos ou mais precisam apresentar laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses.
Sobre a imunossupressão, para receber a vacina bivalente, a pessoa com 12 anos ou mais precisa ser transplantada de órgão sólido ou de medula óssea; viver com HIV; com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias; usar imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; com erros inatos de imunidade; com doença renal crônica em hemodiálise; paciente oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.
Sobre as comorbidades, para receber a vacina bivalente, a pessoa com 12 anos ou mais precisa apresentar documento que ateste a condição. São aptas a se vacinar as pessoas dessa faixa etária com Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; Doença renal crônica; Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas; Doença hepática crônica.
São considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.
Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Para fins de comprovação, os trabalhadores de saúde devem levar as declarações, em anexo, conforme a atividade/vínculo.
Endereços dos locais de vacinação com a bivalente
Serviço de Saúde do Idoso (Sasi) - exclusivamente para os idosos de 60 anos ou mais para aplicação da vacina bivalente - das 8h às 12h
Rua Batista de Oliveira, 943, bairro Granbery
Centro de Vigilância em Saúde – para grávidas e puérperas (45 dias após o parto) com a bivalente – das 8h às 12h e das 13h às 16h (vacinação contra Covid)
Rua Antônio Martins, 92, Morro da Glória
UBSs que vacinam os públicos aptos com a bivalente, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h (quintas, das 8h às 10h30 e das 13h às 14h30):
1. UBS Benfica
2. UBS Centro Sul
3. UBS Milho Branco
4. UBS Monte Castelo
5. UBS Nossa Senhora Aparecida
6. UBS Nossa Senhora das Graças
7. UBS Progresso
8. UBS Bandeirantes
9. UBS Furtado de Menezes
10. UBS Santa Luzia
11. UBS Vale Verde (8h às 10h30)
12. UBS Vila Olavo Costa
13. UBS Teixeiras
14. UBS Santo Antônio
15. UBS Vila Esperança
16. UBS Alto Grajaú
17. UBS Barreira do Triunfo
18. UBS São Pedro
19. UBS Cidade do Sol (8h às 10h30)
20. UBS Cruzeiro do Sul
21. UBS Dom Bosco
22. UBS Esplanada (8h às 10h30)
23. UBS Filgueiras
24. UBS Granjas Bethânia
25. UBS Bairro Industrial
26. UBS Ipiranga (8h às 10h30)
27. UBS Jardim da Lua (13h às 16h)
28. UBS Jardim Esperança
29. UBS Humaitá
30. UBS Jóquei Clube I
31. UBS Jóquei Clube II
32. UBS Linhares
33. UBS Marumbi
34. UBS Nossa Senhora de Lourdes (13h às 16h)
35. UBS Nova Era
36. UBS Parque Guarani
37. UBS Retiro
38. UBS Santa Cecília
39. UBS Santa Cruz
40. UBS Santa Efigênia
41. UBS Santa Rita
42. UBS São Judas Tadeu
43. UBS Sarandira
44. UBS Igrejinha
45. UBS Toledos
46. UBS Valadares
47. UBS Caeté
48. UBS Chapéu D’Uvas
49. UBS Dias Tavares
50. UBS Penido
51. UBS Rosário
52. UBS Monte Verde
53. UBS Torreões
54. UBS Pirapetinga
55. UBS Paula Lima
56. Volante (Privilégio, Pires, Buieié, Palmital e Jacutinga)
57. UBS Vila Ideal (13h às 14h30 - exceto às quintas)
58. UBS Grama (8h às 10h30)
59. UBS São Benedito
Influenza
Agora estão aptos a se vacinarem contra a gripe as pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, a população privada de liberdade e Adolescentes em medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, Caminhoneiros, Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso, e Trabalhadores Portuários.
Seguem como grupos prioritários as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as pessoas com 60 anos ou mais; as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto); os trabalhadores de Saúde de 18 anos ou mais; e os professores. Tão logo o município receba mais doses, o público-alvo será ampliado.
A aplicação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h. O Serviço Saúde do Idoso (Sasi) também aplica os imunizantes, exclusivamente para a população maior de 60 anos, de 8h às 12h, e o Centro de Vigilância em Saúde oferece os imunizantes para as crianças de seis meses a menores de seis anos, para as grávidas e puérperas, de 8h às 12h e das 13h às 16h.
A vacinação contra o vírus da gripe possibilita a prevenção e o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19.
A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema.
São considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.
Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Para fins de comprovação, os trabalhadores de saúde devem apresentar documento que comprove sua vinculação ativa como profissional. O mesmo serve para os profissionais das demais áreas e também os professores das escolas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior, de caráter público e privado.
Sobre as comorbidades, para receber a vacina contra a influenza é necessário apresentar documento que ateste a condição. São aptas a se vacinar as pessoas com doenças respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônicas; diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e pessoas com trissomias.
A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Locais:
Unidades Básicas de Saúde (UBS): das 8h às 10h30 e das 13h às 16h (segunda a sexta), das 8h às 10h30 e das 13h às 14h30 (quinta-feira).
O Serviço Saúde do Idoso (Sasi) - Rua Batista de Oliveira, n° 943 - Centro - Exclusivo para os maiores de 60 anos: de 8h às 12h.
Centro de Vigilância em Saúde - Rua Antônio Martins, 92, no Morro da Glória - exclusivo para crianças de seis meses a menores de seis anos, para as grávidas e puérperas: 8h às 12h e das 13h às 16h (segunda a sexta).