Dor na face interna do cotovelo: epicondilite medial
Dor na face interna do cotovelo: epicondilite medial
Olá leitores!
Semana passada conversamos sobre a epicondilite lateral, esta semana falarei sobre a epicondilite medial, ou popularmente chamada de cotovelo de golfista.
A articulação do cotovelo é formada pelo osso do antebraço (úmero) e os ossos do antebraço (rádio e ulna). Na extremidade inferior do úmero existem duas protuberâncias ósseas chamadas epicôndilos. A saliência mais próxima do tronco chama-se epicôndilo medial. Nele inserem-se os tendões dos músculos responsáveis pela flexão de punho.
A epicondilite medial ocorre quando há uso excessivo dos músculos responsáveis por fletir (dobrar) o punho e os dedos. Quando estes músculos são solicitados demais, os seus tendões são repetidamente tracionados no seu ponto de inserção no epicôndilo medial, causando pequenas e repetidas rupturas no tecido tendíneo, gerando dor, calor e inflamação.
[BANNER RETANGULO]
Ocorre mais ou menos em 0,5% da população geral em idade produtiva, aparecendo cerca de 150 mil novos casos todo ano no Brasil. Apresenta maior prevalência na faixa etária entre 45-55 anos. A maioria dos pacientes (cerca de 75%) apresentam sintomas no membro superior dominante. A epicondilite lateral, tema da coluna passada, ocorre de 7-10 vezes mais que a medial.
Diversos esportes e atividades podem gerar essa sobrecarga. Entre elas temos os esportes de lançamento, como o golfe, o tênis, o boliche e o baseball. Outra causa muito freqüente é a musculação ou em excesso ou sem orientação (quando realizado com posicionamento errado de punho, o exercício passa a ser nocivo!). Em alguns casos a epicondilite medial ocorre por instabilidade do cotovelo. Se o indivíduo não tem um aparato muscular adequado para estabilizar medialmente o cotovelo, ou se a atividade praticada gera muito stress em “valgo” continuamente (como ilustrado no arremessador de baseball abaixo), o stress sobre os tendões é enorme.
Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com