Saiba mais sobre a Metatarsalgia - dor no antep?
Saiba mais sobre a Metatarsalgia - dor no antepé
Olá, internautas.
Hoje nosso tema é a metatarsalgia: nome dado à dor no antepé, onde estão as cabeças dos metatarsos (os ossos do pé).
Embora pareça que a dor é em toda a parte de baixo do pé, geralmente é apenas embaixo de um osso do metatarso.
Na metatarsalgia, ocorre uma sobrecarga muito grande nas cabeças dos metatarsos, que pode levar a inflamação, dor, inchaço e até fraturas por stress. Normalmente, acomete o segundo e terceiro metatarsos. Os pacientes com metatarsalgia relatam piora da dor ao andar descalço.
Não é uma condição muito grave, mas pode levar a algumas limitações nas atividades normais por causa da dor. Pode surgir uma calosidade no local acometido e pode levar ao aparecimento do Neuroma de Morton.
A metatarsalgia geralmente está associada a um problema de alinhamento dos metatarsos. Aquele que dói geralmente é mais baixo que os outros, o que causa aumento de pressão na descarga de pés. Este metatarso mais baixo é facilmente encontrado pelo médico ou fisioterapeuta, através da palpação.
A metatarsalgia típica ocorre ao realizar atividades que sobrecarregam os ossos do pé, como: corrida, salto ou caminhada.
Pode ocorrer também pelo simples fato de mudar o tipo de sapato, ou na troca de um antigo por um novo (os antigos já estão mais macios). Em homens, os sapatos sociais menos maleáveis podem ser os vilões.
Normalmente o paciente relata sentir "uma pedra dentro do calçado", ou diz ter a sensação de estar "pisando em uma almofadinha".
Em resumo, podemos listar como principais causas de metatarsalgia:
- Calçados de salto alto e bico fino, que jogam o peso do corpo para frente, usam como apoio principal a cabeça dos metatarsos e elevam muito as pressões na região anterior do pé, além de comprimir os dedos e ossos;
- Andar descalço na areia ou na grama, de um a três minutos, uma vez por dia, também ajuda a trabalhar os músculos profundos e do pé e a panturrilha.
Se a dor persistir, procure seu médico para fazer exames complementares e eventualmente iniciar o uso de medicamentos antiinflamatórios.
Qualquer dúvida ou sugestões, favor mandar email para amanda.beloti@yahoo.com.br.
Até a próxima e obrigada pela leitura!