Preparação vocal melhora o desempenho da comunicação falada
Preparação vocal para o desempenho da comunicação
Aos professores, atores, vendedores, ou qualquer outra profissão que use a voz como seu instrumento principal de trabalho, essa conscientização vai facilitar a prática dos exercícios para qualificar o resultado.
Apresentamos algumas orientações que podem servir para facilitar a mudança da conduta vocal no dia a dia.
Postura corporal e aquecimento vocal
O relaxamento faz o corpo se sentir livre de tensões e prepara a pessoa para os exercícios posteriores. A postura facilita os passos para o relaxamento, que vai permitir o aquecimento vocal.
a) Em pé, de frente para o espelho, tente a postura erguida sem tensões e comece o aquecimento vocal. Vibre a língua solta atrás dos dentes articulando: drrrrrr..., algumas vezes, mas sem chegar a se cansar.
b) Boceje bastante para se sentir relaxada, emitindo vogais combinadas durante o bocejo: aé – ai - aó - éa – au. Permaneça com os lábios abertos.
Respiração
Para você começar os exercícios respiratórios, é importante saber de alguns cuidados antes. Caso tenha alguma dificuldade de ordem respiratória como alergias, rinites, faringites, asma brônquica, etc., consulte o médico otorrinolaringoslogista de sua confiança. A falta de ar durante o falar pode estar relacionada a problemas emocionais, porque sabemos que a respiração tem relação direta com a voz.
A respiração precisa ser trabalhada com postura corporal adequada e após os exercícios de relaxamento. Assim o trabalho será mais bem aproveitado.
a) Deitada: coloque uma pequena almofada sobre o diafragma e inspire pelo nariz/expire pela, tentado levantá-la. Repita umas dez vezes.
b) Deitada: inspire pelo nariz e expire sonorizando: HUMMMMMM.......umas dez vezes também.
Por enquanto, vamos começando aos poucos. A hora ideal para os exercícios é aquela do seu tempo disponível. Exercícios respiratórios antes de dormir fazem bem ao sono e aos sonhos.
Até a próxima!
Mais artigos
- Surdez interfere no desenvolvimento da linguagem e na aprendizagem
- A importância do laringe para a identidade pessoal
- Risos são variações de voz e características inatas da natureza humano
Cal Coimbra
é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia.