Campanha de vacinação antirrábica tem inócio na zona rural
Campanha de vacinação antirrábica tem início na zona rural
Repórter
A campanha de vacinação antirrábica na zona rural, desenvolvida pelo setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, começou nesta segunda-feira, 13 de julho, e vai até o dia 24 do mesmo mês.
Segundo o veterinário responsável pelo setor, José Geraldo Castro Junior, a expectativa é de que 4.200 cães e gatos sejam vacinados até o fim da campanha.
José Geraldo ressalta a importância da vacinação, já que estes animais são os principais transmissores da raiva para os seres humanos. "Ao vaciná-los os donos protegem não só os animais como a si mesmos."
Juiz de Fora não registra casos de raiva na zona urbana desde 1998. Entretanto, na zona rural, ainda há alguns casos de transmissão por equinos, bovinos e caprinos, mas não por cães e gatos. "Isso se deve às sucessivas campanhas de vacinação", diz o veterinário. Segundo ele, a Prefeitura só imuniza cães e gatos. As vacinas para os demais mamíferos devem ser adquiridas pelos proprietários.
A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que atinge o sistema nervoso central, passando às glândulas salivares. Em caso de mordidas ou arranhões, o indivíduo deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar o hospital mais próximo, mesmo que a vacinação esteja em dia.
Além dos locais fixos para vacinação, a equipe da Zoonoses vai visitar fazendas e sítios localizados entre os postos. O objetivo é buscar animais que ainda não tenham recebido a dose.
No dia 26 de setembro será a vez dos cães e gatos da zona urbana serem imunizados contra a raiva.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes