Quarta-feira, 12 de agosto de 2009, atualizada quinta-feira, às 17h

Início da segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil é adiada para 19 de setembro

Da Redação

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde (SS) adiou o início da segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil para o dia 19 de setembro. As gotinhas começariam a ser distribuídas em Juiz de Fora a partir da próxima segunda-feira, dia 17. 

Segundo informação do Governo à SS, a mudança na data não comprometerá a saúde das crianças nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em 20 de junho. O adiamento tem o objetivo de evitar uma sobrecarga nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita de Influenza A (H1N1).

A vacina é indicada a crianças com idade entre zero e quatro anos, inclusive aquelas que, nesta faixa etária, não receberam a dose na primeira etapa da campanha, realizada em junho. Crianças com cartão de vacina completo também devem tomar a dose extra da campanha. 

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) é de imunizar 95% das 33.666 crianças residentes em Juiz de Fora. Na segunda etapa da campanha, em 2008, a cidade não alcançou a meta, sendo administradas apenas 25.928 doses da vacina, atingindo 75,5% do público-alvo.

O objetivo primordial da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente na erradicação da doença, evitando a circulação do vírus. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, há 19 países polio-endêmicos, contabilizando, em 2009, 436 casos confirmados da doença.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!