Juiz de Fora tem 11 casos confirmados de dengue
Leia mais:
Juiz de Fora registra 32 notificações de casos de dengue, sendo que 11 foram confirmados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, seis são autóctones e foram contraídos nos bairros Jardim Glória, Vale do Ipê e Cidade do Sol, quatro foram importados das cidades de Carangola e do Rio de Janeiro e um apresenta local de infecção indeterminado. Onze casos foram descartados e dez aguardam resultado de exame. No mesmo período de 2009, havia quatro casos confirmados.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos, o mosquito da dengue está presente em toda a cidade. “Só com o trabalho de campo eficiente e com a mobilização dos juizforanos podemos manter a qualidade no atendimento.” Como estratégia para combater a dengue, a Secretaria está firmando parcerias com o comércio, através da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juiz de Fora e do Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares, e com o setor educacional. “Fizemos uma reunião como a Secretaria de Educação para tentar inserir o combate à dengue no contexto escolar e familiar”, afirma Ivander.
Bloco Fora Dengue
Nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, o Bloco Fora Dengue vai sair à frente do Bloco do Beco, que tem concentração marcada para as 16h, em frente à Câmara Municipal. O objetivo é aproveitar a grande concentração de pessoas nas ruas para distribuir botons e panfletos informativos e de prevenção contra a dengue.
Disque Dengue
O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), da Secretaria de Saúde, registrou, na primeira semana de funcionamento do Disque Dengue - ramal (32) 3690-7000 - entre os dias 1º e 5 de fevereiro, 31 ligações. As demandas foram referentes a limpeza de lotes vagos, inspeção de casas fechadas ou abandonadas, caixa d’água destampada, acúmulo de água em lajes, piscinas abandonadas, inspeção de ferro velho e acúmulo de lixo.
De acordo com o subsecretário, neste primeiro momento o serviço fornece apenas informações, mas, posteriormente, será para o atendimento. “As denúncias servirão como base de instrução para o trabalho de campo, havendo ação integrada entre as subsecretarias de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária, envolvendo os agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de controle de endemia.”
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!