UBS Progresso permanece com insuficiência m?dica para 70 atendimentos diários

Por

Segunda-feira, 19 de abril de 2010, atualizada às 13h

UBS Progresso permanece com insuficiência médica para 70 atendimentos diários

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Há aproximadamente um mês o Portal ACESSA.com abordou a situação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Progresso que estava operando com apenas um médico. A falta de profissionais permanece. Atualmente, duas médicas estão encarregadas de atender à demanda de cerca 70 pacientes diários, em uma região que engloba os bairros Santa Paula, Borborema e Progresso, resultando em um público de mais de três mil pacientes.

"Não é justo com os funcionários, médicos e com a população. A UBS precisa de mais médicos urgente. Cada uma atende 32 a 40 pessoas por dia", informou a conselheira municipal e regional de saúde Vera Lúcia de Oliveira. Na última segunda-feira, 12 de abril, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) direcionou um médico para a UBS, após a convocação do edital publicado em 17 de março. Ainda segundo a conselheira, os usuários da UBS se estão mobilizando para um abaixo-assinado em protesto ao descaso.

"Já aconteceu de uma médica sair e o atendimento ficar só com uma pessoa por um período de mais de um mês. Teve dia de não ter médico nenhum e as pessoas precisando de atendimento", completa. Segundo o novo Código de Ética da Medicina, que entrou em vigor no país em 29 de março, os médicos não devem se submeter à pressão de hospitais e clínicas para atender maior número de pacientes por jornada.

No dia 17 de março, a SARH publicou a lista de médicos convocados para serem direcionados às unidades onde há falta de profissionais do PSF. O Portal ACESSA.com entrou em contato com a SARH, mas não obteve retorno quanto à contratação e encaminhamento destes médicos.

Mudança de endereço provisório

De acordo com Vera Lúcia, outro problema na UBS é a infraestrutura, que há muito tempo necessita de uma reforma. "Foi feita uma reforma na parte traseira e agora é preciso outra para a parte da frente. A verba já foi liberada e estamos aguardando a transferência provisória dos atendimentos para outro local", explica. A UBS irá funcionar em um espaço localizado no bairro Manoel Honório, na rua Américo Lobo, na altura no número 1.300. A expectativa é de que a mudança ocorra até o final do mês. As obras devem durar quatro meses.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes