Ovo: alimento completo que ajuda emagrecer
Ovo: alimento completo que ajuda emagrecer
Repórter
O ovo deixou de ser grande vilão para contracenar nas dietas como bom mocinho. Se antes médicos e profissionais de saúde atestavam que o consumo do alimento de origem animal causava aumento do colesterol, novas pesquisas já comprovam, entre outras coisas, que comer ovos logo no café da manhã pode ajudar a emagrecer. Quem confirma esta teoria é a nutricionista funcional Fernanda Azevedo, que orienta explorar o nutriente em todas refeições do dia, dependendo do objetivo da dieta. Ela afirma que dentro do mundo fitness, ele é perfeito para um pós treino.
Melhor ainda é saber que o ovo pode ser consumido de diversas formas: cozido, pochê, mexido, omelete e na crepioca. Ajuda a diversificar e não perde o sabor! Pensando na correria do dia a dia para quem quer se alimentar rápido sem sair da dieta, que a jornalista Thuiâny Lacost lançou em Juiz de Fora a ideia do omelete no palito. “A pessoa quer substituir o lanche ou almoço por algo que não seja gorduroso. Pensei neste público fitness e vegetariano. Posso rechear o omelete com palmito, azeitona, milho verde ou frango para quem está na academia”.
Fernanda Azevedo diz que o modo de preparo de alguns alimentos pode interferir no valor nutricional. Porém, como nutricionista funcional, ela tenta sempre transcrever o hábito alimentar do paciente, aliado a uma refeição rica em nutrientes, que seja palatável para garantir a adesão na dieta. “É interessante variar o modo de cozimento. Prescrevo ovos mexidos ou omeletes, com a cocção em óleo de coco ou azeite. Indico que acrescente temperos naturais, ervas finas aromáticas, açafrão, pimentas potencializando o valor nutricional”.
[BANNER RETANGULO]
Já o horário para comer o alimento varia de acordo com a bioquímica de cada pessoa. Fernanda exemplifica que pessoas adrenérgicas ou que tem perfil glicêmico alto devem consumir o ovo no café da manhã. Mas, o importante é respeitar a forma como cada um gosta de associar o alimento, às vezes com refeição salgada de almoço, por não conseguir ingeri-lo sozinho pela manhã. "O que vale é incluir o rico alimento no dia a dia de acordo com os hábitos alimentares de cada um!".