Dia Municipal do Celçaco: Laila Hallack conta sobre desafios da doença

Por

Dia Municipal do Cel?aco: Laila Hallack conta sobre desafios da doen?a
Quinta-feira, 4 de maio de 2017, atualizada às 18h17

Dia Municipal do Celíaco: Laila Hallack conta sobre desafios da doença

Angeliza Lopes
Repórter

Já ouviu falar em doença celíaca? Ainda desconhecida pela maior parte da população, a enfermidade se caracteriza pela intolerância ao glúten, uma proteína presente no trigo, na cevada, na aveia e no centeio. Para conscientizar os juiz-foranos sobre o problema, que acontece nesta sexta-feira, 5, o Dia Municipal do Celíaco, comemorado internacionalmente na mesma data.

A jornalista e blogueira Laila Hallack, diagnosticada com a doença em 2011, tem dividido, desde então, suas dificuldades e rotina sem glúten nas redes sociais, aproximando outros celíacos de pessoas que nunca tinham ouvido falar da moléstia.

Os dados nacionais ainda não são exatos, já que muitos não sabem que possuem intolerância ao glúten. Esta situação acontece porque o diagnóstico do problema é difícil: pode ser confundido com doenças do intestino ou relacionadas à carência de nutrientes. Os sintomas mais frequentes são diarreia, excesso de gases e desconforto abdominal, além de fadiga e dor de cabeça. Segundo Laila, antes do diagnóstico, ela vivia passando mal sem saber o motivo. “Comia pão, pizza, bolo e tinha um desconforto muito grande, minha barriga ficava muito inchada, como se eu estivesse estufando. Ou meu intestino ficava muito solto ou preso. Vivia passando mal! Tratava de gastrite, e em uma dessas consultas, minha gastro desconfiou e fiz os exames de sangue e biopsia”, lembra a blogueira.

Dia Municipal do Celíaco

Para lembrar o Dia Municipal do Celíaco, celebrado nesta sexta, 5, voluntários e servidores vão panfletar em frente à Câmara dos Vereadores, no Parque Halfeld, das 9h às 15h. Durante a ação, o grupo vai explicar para quem passar pelo local sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que padecem dessa doença, além de falar das experiências com pessoas celíacas.