Oitava edição do Comida Di Buteco começa nesta sexta-feira em JF e região
Oitava edição do Comida Di Buteco começa nesta sexta-feira em JF e região
11/04/2018
Nesta sexta-feira, 13 de abril, começa em Juiz de Fora a oitava edição do concurso Comida Di Buteco - concurso gastronômico voltado para botecos espontâneos e tradicionais; com a participação de 20 estabelecimentos. O tema para a criação de petiscos é livre e o preço do tira gosto será unificado para todas as cidades em R$25,90.
Em 2017, o Bar do Totonho foi o grande vencedor da disputa em Juiz de Fora, com o petisco “Sabor Mineiro”, feito com costela de porco, purê de abóbora e farofa de milho. O bar participou da competição nacional e ficou na 4ª colocação no ranking de melhor do Brasil.
Nesta edição os quatro bares estreantes são Trem Mineiro Choperia, Varanda Restô Beer, Bar do Marquim e Vista Serrana. Durante a programação, o júri do concurso, formado tanto por especialistas convidados quanto pelo público em geral, votará em cédulas distribuídas nos próprios botecos participantes. "O vencedor não será o prato, mas o buteco, já que também são avaliados o atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as outras categorias, 10% cada", explica o organizador local, Toninho Simão.
Nesta primeira etapa, os pratos escolhidos pelos estabelecimentos participantes são apresentados ao público e ao corpo de jurados para a avaliação. Na segunda etapa, que ocorrerá em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visitará os campeões de cada cidade avaliando a performance de cada e em seguida, será eleito o melhor buteco do Brasil 2018.
O tradicional concurso gastronômico, que completa 18 anos, segue até o dia 6 de maio, em 21 regiões do país. No ano passado, foram contabilizados cerca de 520 mil votos e seis mil empregos gerados com o evento. O evento tem a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade dos butecos espontâneos/tradicionais.
Prêmio Dona Benta
A Dona Benta, que estreia como patrocinadora, lançou um desafio aos participantes: fazer uma receita com o ingrediente da marca. Os pratos que vão concorrer aos Prêmio Receita de Carinho Dona Benta não farão parte da votação do concurso. Na cidade, 17 butecos aceitaram oferecer uma segunda opção que pode ser petisco, entrada, prato principal ou sobremesa. Eles vão concorrer a prêmios em dinheiro nas seletivas local e nacional.