Games violentos
Jogos violentos no computador
Ao contr?rio do que se pensa, esses jogos n?o s?o t?o prejudiciais,
desde que bem administrados
Colabora??o
13/02/2008
Em arquivo:
O jogo First Encounter Assault Recon (F.E.A.R) ganhou o Oscar dos games. O sucesso do jogo se deve ? mistura realista de suspense e a??o em uma aventura em primeira pessoa que faz com que o jogador se sinta inserido no contexto virtual de uma forma bem real.
O estudante Francisco Mattos Barbosa explica que o jogo conta com um enredo bastante sedutor aliado ? uma trilha sonora diferenciada que envolve o jogador.
"? uma hist?ria de suspense e aventura em que o fantasma de uma garota que foi
usada como cobaia em experi?ncias cient?ficas volta para se vingar. O jogador
se comunica o tempo todo com o fantasma"
, conta. Toda a hist?ria que conta com 11
epis?dios ? entremeada com lances de muita viol?ncia.
Sucesso entre as crian?as, os games violentos muitas vezes s?o apontados como incentivadores da viol?ncia nos menores de idade por estimularem comportamentos agressivos.
A psic?lioga Maria L?cia Beraldo (foto abaixo) acredita que o problema n?o est? nos jogos, mas sim no contexto em que o jovem est? inserido. "Uma crian?a
que vive em um ambiente familiar saud?vel n?o vai sair por a? batendo e matando s?
porque ficou algum tempo diante de um jogo desse tipo"
.
Segundo Maria L?cia a grande quest?o desse tipo de passatempo ? fazer a crian?a entender o limiar entre o real e o ficcional, para que os impulsos violentos sejam refreados e a agressividade fique restrita ao local adequado.
"A viol?ncia e a agressividade fazem parte da natureza humana, em certo aspecto,
s?o saud?veis porque nos d?o a capacidade de auto-defesa. Tudo depende do ?ngulo,
o efeito mal?fico da agressividade est? na gratuidade com que ? exercida em alguns
casos"
, explica.
Segundo a psic?loga, a quest?o da viol?ncia acompanha o curso da humanidade, ou seja,
o percurso que a sociedade percorre para lidar com suas frustra?es e expectativas
em diferentes ?pocas. "Antigamente, filmes e desenhos que n?o mostravam sangue satisfaziam o desejo de vingan?a, eram um tipo de catarse. Hoje, com a viol?ncia cada vez maior, as pessoas querem ver sangue jorrando para se satisfazerem"
.
O sucesso da viol?ncia
Pode parecer paradoxal o fato de os jogos violentos fazerem a cabe?a de crian?as e adolescentes, que, a princ?pio procuram divers?o nesse tipo de atividade. Na verdade essa situa??o n?o ? t?o absurda assim.
"Embora cause repugn?ncia e provoque engulhos, a viol?ncia atrai em todos os n?veis"
, justifica. Se for bem canalizada, essa atra??o pelo grotesco n?o ? prejudicial, o problema ? que algumas pessoas t?m algum tipo de disfun??o comportamental que pode ter causas diversas.
"A grande dica ? estar junto da crian?a ou adolescente, prestar aten??o no tipo de brincadeira, no comportamento dentro de casa e com os amigos, como ela lida com os limites familiares e com as pr?prias frusta?es"
.
F? do F.E.A.R., o estudante garante que o que o atrai n?o ? a viol?ncia, mas o enredo. "Ele mistura suspense e aventura de uma forma perfeita e o gr?fico do jogo ? muito bom. Voc? se sente dentro do jogo, o que ? refor?ado pela trilha sonora alucinante"
.
A psic?loga alerta tamb?m que os pais devem estar atentos ? rela??o que as crian?as t?m com os animais pequenos e com crian?as menores. "Normalmente, a crian?a que
tem problemas para lidar com as pr?prias emo?es descarregam seu instinto de viol?ncia
naquilo que ? mais fraco do que ela"
.
Dicas para controlar o acesso a conte?do violento
- Controlar o tempo da crian?a diante do computador;
- Para os menores de 12 anos, controlar o teor dos jogos. Converse com seu filho, pergunte sobre o jogo, leia a sinopse para n?o ser pego de surpresa;
- Observar o comportamento: rendimento na escola, horas de sono, isolamento social etc.;
- Estar atento a qualquer desajuste al?m da catarse provocada pelos jogos
Maria L?cia alerta que crian?as mais agitadas, violentas, com hist?rico de reclama?es na escola merecem maior controle e cuidado.