Por que Minecraft é um fen?meno?
Por que Minecraft é um fenômeno?
Ao longo da jovem vida do Planeta Videogame, tivemos vários games que marcaram sua geração (aliás, falamos brevemente disso no eview de The Witcher 3, adquirindo o status de ícone de sua geração. Mas existe uma “casta” superior, que é sair do meio gamer e ascender ao posto de ícone da cultura pop(ular) em geral. Alguns games mais antigos como Pac-Man e Mario atingiram esse patamar elevado, por exemplo.
E quem é o grande ícone desta geração mais recente? Senhoras e senhores, conheçam Minecraft.
Minecraft é um game sandbox, ou seja, um game de Mundo Aberto (não há delimitações de “fase” ou coisa assim) gerado aleatoriamente ou não. O game em questão possui um estilo quadradão, propositalmente retrô, totalmente cheio de blocos que podem ser interagidos. Como o jogo não tem um objetivo claro e direto, você tem apenas de sobreviver. Sim, isso mesmo, sobreviver.
Parece chato? Confesso que, particularmente, acho um pouco chato. Mas deixa eu contar para vocês: Minecraft é um dos games mais vendidos e populares do mundo, sem discussão. Só conferir aqui, ó: https://minecraft.net/stats. São quase 21 MILHÕES de cópias vendidas (digitais) no PC. Isso sem contar para todas as outras plataformas, como PS3, PS4, Vita, Xbox 360, Xbox One, iOS e Android, se somarmos isso tudo chegamos a marca 70 milhões de cópias. SETENTA MILHÕES DE CÓPIAS.
O que faz um jogo, aparentemente chato e sem objetivo, ser tão, tão legal?
Anotem essa palavra: P-O-S-S-I-B-I-L-I-D-A-D-E-S. Possibilidades, internautas. Sim.
Lembra-se de quando você brincava com bonecos/bonecas? As possibilidades eram infinitas. Você podia brincar do que quisesse com aquele brinquedo, inventava uma história completamente única, interagia com o ambiente como bem queria, delimitava as regras como bem entendia e, ao cair da noite, você parava (ou não: eu pessoalmente falava que à noite meus bonecos iam dormir porque o dia seguinte teriam batalhas perigosas). Aí, o dia raiava e dá-lhe boneco novamente... Outro exemplo e que, talvez, seja muito mais preciso é o Lego (ou até mesmo Playmobil). Você tinha blocos/sets de brinquedos e montava o que quisesse e brincava do que quisesse.
E Minecraft é exatamente isso: possibilidades infinitas. Não só pelo aspecto sobrevivência e pela narrativa livre. O game permite que você, através dos blocos (terra, pedra, madeira, etc), construa – literalmente – o que você quiser. Some isso à possibilidade de modificação (no PC) e você tem uma soma de dois infinitos.
Outro fator que contribuiu muito para o sucesso do Minecraft foi o YouTube. Existem milhares de canais no site fazendo vídeos das mais variadas estirpes: do mais simples e puro gameplay, aos tutoriais e walkthroughs (os antigos detonados).
E porque isso é tão incompreensível? Simples: somos adultos. Pedindo desculpas pelo ar romântico da próxima frase, quando crescemos, perdemos boa parte da magia da criatividade. Prendemos nossa caixola numa jaula e não nos permitimos devaneios. Queremos, seja por falta de tempo, seja por falta de vontade, as coisas praticamente encaminhadas. Não queremos imaginar a história: queremos ela ali, pronta. Não queremos, talvez por falta de paciência, construir um abrigado do personagem: Queremos aquilo pronto.
Confesso que, como um jogador ávido de RPG de mesa, sinto falta dessa abertura que Minecraft nos dá. Poder nos projetar, tanto personagem e cenário, e criarmos nossa própria história...