Projeto para as obras do Parque Tecnológico da UFJF deve ser finalizado no final de junho
Projeto para as obras do Parque Tecnológico da UFJF deve ser finalizado no final de junho
Repórter
O projeto para as obras do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deve ser finalizado até o final de junho. É o que afirma o secretário de Desenvolvimento Tecnológico da instituição, Paulo Augusto Nepomuceno Garcia. Segundo ele, o trabalho está em fase de finalização. "Assim que concluirmos o serviço, vamos iniciar a criação do edital para o processo licitatório, que vai escolher a empresa responsável por preparar o terreno." A previsão era que o serviço fosse concluído em abril deste ano.
Garcia conta que o conceito urbanístico do parque está sendo pensando com uma proposta moderna. "Desejamos que seja uma explosão no desenvolvimento econômico, social e ambiental para a região e também para o Brasil", destaca. Segundo o secretário, a planta já está concebida. A construção vai ser realizada em um terreno de um milhão de metros quadrados, localizado a 700 metros da BR-040, próximo ao acesso a Torreões.
- Licitação para obras iniciais do Parque Tecnológico pode ser aberta em abril
- Obras do CCBM devem ser concluídas até julho de 2011
- Obras da primeira sede do Corpo de Bombeiros de Viçosa estão em andamento
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) empenhará recurso de R$ 1,5 milhão para o projeto de edificações e mais R$ 3,15 milhões para projetos complementares para o funcionamento do parque, como o estudo jurídico, o modelo jurídico e o plano de negócios. Após construído, o parque integrará o Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológico (RIT) da Secretaria Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).
Apoio da população
Nesta quinta-feira, 9 de junho, uma reunião foi realizada com empresários da cidade para apresentar o projeto. Garcia destaca que o apoio da população é fundamental para que a obra seja concebida. "A visão da sociedade, com ideias e sugestões, é de grande valia. Na verdade, esta construção não é da UFJF, mas de todos os juiz-foranos." Garcia, diz ainda, que o apoio dará respaldo para buscar parcerias nos órgãos Federais e Estaduais.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken