Hackers usam assuntos divulgados na m?dia para espalhar v?rus pela internet
Assuntos divulgados na mídia servem para espalhar vírus pela internet
Após o anúncio oficial da morte de Osama Bin Laden, e-mails com o remetente "Osama Bin Laden", foram recebidos por várias pessoas no mundo. O e-mail dizia conter fotos da morte do terrorista. Apesar do absurdo, muitos usuários, curiosos, caem na tentação e enchem o computador de vírus.
Em outro golpe virtual, foi criada uma página que simulava o site da rede de TV americana CNN, que daria acesso ao vídeo da operação que matou Bin Laden. Mas ao clicar, é instalado um programa que permite ao criminoso virtual controlar a máquina a distância.
Os programas instalados sempre objetivam o roubo de informações bancárias, de senhas e de outras informações que possam levar o crimonoso a esses dados. O e-mail é muito usado como meio de disseminação desses softwares maliciosos porque, nem sempre, o usuário toma as devidas precauções antes de abrir um email.
- Redes Sociais e seus poderes na internet – Parte 1
- Redes Sociais e seus poderes na internet – Parte 2
- Sistemas operacionais dependem de requisitos mínimos para funcionamento
Outro fato que se destacou na mídia, o casamento real, também foi usado como isca para os internautas.
Muitas dessas ameaças são de origem dos EUA, Europa e Brasil. Para prevenir a melhor dica é seguir os procedimentos que já expliquei aqui em minha coluna nos artigos, Segurança nos downloads e Você sabe se está seguro para ler seus e-mails?.
Vale lembrar aqui que as redes sociais também são fontes para disseminação de vírus, portanto tenha sempre cuidado e atenção ao navegar na internet.
Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.