Cerca de 50% dos pacotes de viagem de final de ano já estão vendidos em JF

No Brasil, as praias nordestinas são as mais procuradas. Já quem deseja viajar para o exterior tem como opções principais a Europa e América do Norte

Andréa Moreira
Repórter
6/9/2012
Agência de Viagem

A estação mais fria do ano está se despedindo e, com os dias mais quentes, as pessoas começam a se preparar para as festas de fim de ano. Esta preparação, em muitos casos, está vinculada a viagens. Com isso, a procura por pacotes turísticos já começou e, em Juiz de Fora, o destino mais procurado são praias, como afirma o delegado regional da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Varela Aragão. "Os pacotes nacionais têm como destino principal a região do Nordeste. Já na rota internacional podemos destacar o Caribe. Mas como o Réveillon é uma data especial, destinos como a América do Norte e Paris também são procurados."

Aragão destaca que algumas agências já fecharam cerca de metade dos pacotes de fim de ano. "Já conseguimos fechar entre 45% e 50% das viagens deste período." Opinião compartilhada por Alice Cherem. "A partir de setembro é que as vendas começam a aquecer. Mas já conseguimos fechar cerca de 40% dos pacotes de fim de ano."

As praias nordestinas também são a preferência dos clientes de Alice. "Fortaleza e Natal sempre são muito requisitadas. Este ano, ainda temos um atrativo a mais que são os resorts. Porém, as pessoas estão preferindo fechar os chamados pacotes com o sistema all inclusive, que além da hospedagem, oferece bebidas e refeições inclusas no pacote. Isso se torna mais vantajoso, até mesmo para as pessoas que não consomem bebidas alcoólicas", opina.

O delegado regional da ABAV explica que estas facilidades são um atrativo a mais, pois as viagens de final de ano estão intimamente relacionadas aos sonhos. "Se a pessoa deseja passar o Réveillon em uma praia nordestina, ela vai optar por aquele hotel que oferecer um show do seu artista predileto. Já quem deseja ver uma queima de fogos, nenhum lugar é mais indicado do que o Rio de Janeiro." E estes sonhos possuem preços, como alerta Aragão. "Temos pacotes de R$ 1.200, entretanto, alguns podem atingir R$ 7 mil, por pessoa."

Mas as facilidades oferecidas pelas agências tornam as viagens mais acessíveis. "Hoje em dia os pacotes podem ser divididos em até dez vezes, e algumas agências trabalham com cartão de crédito, cheque e até mesmo boleto bancário," explica Aragão. Devido a essas facilidades, o delegado acredita que haverá um aumento de 15%, em relação aos pacotes de fim de ano vendidos em 2011.

Cautela

Atualmente, a internet está repleta de ofertas de passeios turísticos, hospedagens em hotéis de luxo e resorts. Mas Aragão adverte que as pessoas têm que ter muita cautela antes de fechar qualquer contrato. "A primeira coisa que a pessoa deve fazer é verificar se aquele hotel ou pousada é credenciado. Para isso, ela pode fazer uma consulta no site da Associação Brasileira de Agências de Viagens. Também é bom ter referências sobre o local, pois, muitas vezes, o site posta uma imagem e quando a pessoa chega ao destino não é nada daquilo."

Outro alerta do delegado é sobre a leitura de contratos. "As pessoas devem estar muito atentas quando fecham um pacote, para saber realmente o que é oferecido. Os sites de compra coletiva, por exemplo, são uma ótima opção de viagens, mas as ofertas possuem data específica para serem usadas."

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Cerca de 50% dos pacotes de viagem de final de ano j? est?o vendidos

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!