Designer de jáias
Designer de j?ias ? preciso ter vis?o de futuro...
Rep?rter
02/12/2005
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? a partir dessa an?lise do que ser? tend?ncia que um designer pode trabalhar, representar de fato o que est? em sua cabe?a. E para isso, ? importante que ele esteja antenado e se preocupe com os detalhes. ? tamb?m o caso de um designer de j?ias ou bijouterias que, muitas vezes, vai ter que lidar com pe?as pequenas, mas que fazem uma grande diferen?a.
Antes de habilidade manual, ? preciso ter feeling. ? o que pensa Luiz Fernando Ribeiro (foto abaixo), que trabalha desenhando bijouterias e j?ias h? 15 anos. Arquiteto por forma??o ele sempre entendeu que os acess?rios eram um ponto fraco, que poderiam ser muito melhor utilizados. Come?ou, gostou e passou ent?o a fazer cursos e se especializar. ? toda a sensibilidade que adquiriu no curso de arquitetura, alia uma boa dose de conhecimento. E n?o ? necessariamente sobre moda e grandes desfiles.
Prever o futuro significa tamb?m trabalh?-lo. O que significa que um
designer de j?ias vai passar uma esta??o j? trabalhando o que vai ser moda na
pr?xima. Nesse ritmo ele gasta 12 horas por dia, dividindo o tempo entre
cria??o, administra??o de seu neg?cio e da imagem dele.
O trabalho de um designer ? basicamente criar, mas muitas vezes eles colocam a m?o na massa tamb?m para executar, por isso Simone ressalta que a habilidade manual ajuda muito. Para isso existem cursos ministrados em escolas das capitais. Mas ? a cria??o que de fato toma mais tempo.
"Desenhar demora mais. ? preciso ter no??o de cor, espa?o. Eu tenho mais de 200 tipos de missanga e tenho que definir exatamente o que vou usar. Ent?o eu desenho no papel, analiso o material e depois vamos partir para a montagem".
Crise como motiva??o
"Hoje os produtos s?o mais acess?veis a todo mundo ent?o temos que fazer diferen?a. Ent?o buscamos fazer pe?as exclusivas, individualizadas. Normalmente as pessoas nos procuram, trazem desenhos dos vestidos e n?s fazemos produtos cada vez mais exclusivos. Ent?o tem que ter um estilo pr?prio", diz ele.
"Uma prova disso ? que fizemos uma sele??o para contratar uma pessoa h? pouco tempo e dos dez inscritos nove eram mulheres", lembrou ela.
Mais dicas
"Passamos da utiliza??o do ouro, prata e platina para uma gama de gemas, mat?rias org?nicas, tecidos e tudo quanto a imagina??o inventar", explica ela que ressalta a import?ncia da profiss?o.
"? uma profiss?o alegre, lida-se com o criar, com as vaidades e at? mesmo com temas s?rios como cren?as e religi?es, pois ? assim que as tribos se expressam, mas exige muito estudo, pesquisa, aperfei?oamento e amor", termina.
Maria Jos? Rosa Ribeiro da Silva ? de S?o Jos? do Rio Preto, SP. Formou-se em artes pl?sticas e depois foi fazer um curso de designer de j?ias no Senac da cidade. Foi assim que come?ou sua carreira. A designer foi vencedora da Etapa S?o Paulo do XII Pr?mio IBGM de Design e participou de outros concursos importantes como o da "Vogue Gioiello" e da "Samshim". Ela concorda com os colegas na id?ia de que o designer tem que estar sabendo de tudo.
Confira algumas dicas de Maria Jos? Ribeiro: |
Onde cursar designer de j?ias
(Espa?o Mix) ,
Escola de Arte e Joalharia
Associa??o Brasileira de Gemologia e Mineralogia - S?o Paulo
Tel: 11 3231-0916 - Fax: (11) 3259-9801
contato@abgm.com.br
Escola de Joalheria (Arte e Of?cio)
Tel/fax: (11) 5072.9509
Universidade Veiga de Almeida (UVA) - Rio de Janeiro
N?cleo de Forma??o e Treinamento em Joalheria do Senai de BH
Av. Presidente Ant?nio Carlos, 561 - Lagoinha - Belo Horizonte
Tel: (31)3422-5023 / 3422-5040 Fax: (31)3422-5026
arg@fiemg.com.br
Patr?cia Amorim e Sonaya Cajueiro
Tel.: (31) 9981-7969 / 8899-9186