parte II
Artigo A voz no teatro - parte II |
A voz est? para o teatro
assim como as cores est?o para a pintura
21/03/2002
O movimento corporal ? outro fator de import?ncia para o trabalho c?nico. Todo o corpo deve estar em sintonia constante com a palavra que sai da voz e da emo??o. Essa harmonia ? que vai facilitar o ator a criar entidades, personagens durante a sua atua??o no palco.
Entretanto, nem sempre o ator busca o trabalho vocal para melhorar a sua performance art?stica. Problemas vocais come?am a aparecer nessa situa??o. A redu??o dos abusos vocais ? poss?vel quando seguida de boa orienta??o. Ensina-se o ator a compensar comportamentos inadequados com h?bitos que favore?am a sa?de vocal, tais como: hidrata??o, aquecimento da voz e relaxamento do aparelho fonador, ap?s as apresenta?es.
O treinamento b?sico ? constitu?do de:
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O fonoaudi?logo participa da constru??o vocal do personagem dentro das etapas de montagem do espet?culo. Ir? atuar nos ensaios, junto ao elenco, diretor e o texto. Al?m disso, tentar? fazer com que o ator "fale" com a voz e com o corpo. O fonoaudi?logo que trabalha com atores n?o precisa ser ator. ? preciso se interessar pelo teatro, estar atualizado, entender o texto, mas n?o precisa saber representar.
Outros aspectos que dever?o ser aprimorados por meio do trabalho fonoaudiol?gico s?o:
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Enfim, o bom desempenho da voz e do corpo desenvolver? no ator auto-conhecimento, permitindo a ele seguran?a para melhorar sua performance art?stica.
Colabora??o da fonoaudi?loga, L?cia Maricato dos S. San?bio.
Leia tamb?m:A voz no teatro - parte I
Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
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