Idosos começam a ser vacinados contra o v?rus da gripe em Juiz de Fora
Idosos começam a ser vacinados contra o vírus da gripe em Juiz de Fora
Mais de 70 mil idosos deverão ser imunizados em Juiz de Fora contra o vírus da gripe. A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nesta segunda-feira, 22 de abril, em todas as 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), localizado na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro. A imunização contra a gripe vai até 31 de maio e o dia D será em 4 de maio, sábado. A previsão é que 132.592 mil pessoas sejam vacinadas.
Além dos idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da primeira fase (crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e mulheres com até 45 dias pós-parto) continua sendo imunizado. Outros grupos prioritários também devem receber a vacina nesta segunda fase como trabalhadores da saúde, doentes crônicos – dentro do grupo das comorbidades preconizadas pelo Ministério de Saúde (MS) e com receita médica, professores das redes pública e privada, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacina ofertada é a trivalente que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela é composta por vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.
Vacinação para os acamados
Para as pessoas que residem em bairro com cobertura de UBS, o agendamento deverá ser feito na própria unidade. As que moram em residências fora das áreas de cobertura devem entrar em contato com o setor de imunização, através do telefone 3214-4180, para agendamento.
Prevenção
A Secretarias de Saúde orienta que é necessário que a população adote algumas medidas que evitem a transmissão da gripe e outras doenças respiratórias. Entre elas: frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; e higienizar as mãos após tossir ou espirrar. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações e áreas fechadas; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos, e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
Horário de funcionamento das salas de vacinação, de segunda a sexta-feira:
- Unidades Básicas de Saúde: 8h às 10h30 e 13h às 16h30 – Todos os grupos prioritários.
- Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente: 8h às 15h30 – Rua São Sebastião, 772 –Crianças, gestantes e puérperas
- Departamento de Saúde do Idoso: 8h às 15h30 – Rua Batista de Oliveira, 943 – Somente idosos
- PAM Marechal: 8h às 16h30 – Sala de vacinação no 3° andar – Todos os grupos prioritários, menos idosos.