Quinta-feira, 21 de agosto de 2014, atualizada às 14h34 e às 17h50

Planejamento para a 12ª Parada do Orgulho Gay é divulgado. Evento ainda não está liberado

Conforme anunciado pelo Movimento Gay de Minas Gerais (MGM) na última quarta-feira, 20 de agosto, a 12ª Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora não sairá em passeata pelas principais ruas da cidade. O evento será realizado no Calçadão da rua Halfeld, no centro da cidade, das 12h às 17h, deste sábado, 23, com um trio elétrico parado no cruzamento entre as ruas Halfeld e Batista de Oliveira a partir das 11h. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou na manhã desta quinta, 21, o planejamento dos servidores da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) e da Guarda Municipal (GM) que estarão empenhados durante a realização do evento, além da participação efetiva da Polícia Militar (PM).

As galerias que dão acesso ao Calçadão serão controladas pela Fiscalização, PM e GM com a instalação de gradis nos seguintes pontos:

  • Rua Halfeld na altura da avenida Rio Branco;
  • São João na altura da avenida Rio Branco;
  • Galeria Borges de Mattos;
  • Cruzamento das ruas São João e Batista de Oliveira;
  • Rua Halfeld após a rua Batista de Oliveira, na altura do Banco Itaú;
  • Rua Batista de Oliveira na esquina com a rua Marechal Deodoro;
  • Galeria Bruno Barbosa, entrada pela rua Marechal Deodoro;
  • Galeria Epaminondas Braga, entrada pela rua Marechal Deodoro;
  • Galeria Pio X, entrada pela rua Marechal Deodoro;
  • Galeria Green Garden, entrada pela rua Marechal Deodoro;

Os artesãos que normalmente ocupam a rua Halfeld estão orientados a não instalarem bancas na data do evento. Os bares e restaurantes serão orientados a não comercializarem bebidas em vasilhames de vidro e nem ocuparem a via pública com mesas, cadeiras e outros utensílios. Os comerciantes estão sendo avisados sobre o evento e as medidas de segurança que serão adotadas durante a realização do mesmo.

Evento ainda não está autorizado

A alteração do evento se deve à nova legislação do Corpo de Bombeiros, que quando há previsão de trios elétricos em andamento em evento, a organização precisa fazer e apresentar para aprovação com, no mínimo dez dias úteis antes da data prevista, o Projeto de Eventos Temporários (PET) conforme a Instrução Técnica 33. A medida sofreu uma alteração publicada em 2013.

Porém, o Corpo de Bombeiros ainda não liberou a realização do evento. O MGM encaminhou a documentação à Companhia de Prevenção do Corpo de Bombeiros, na última quarta-feira, 20 de agosto. O Corpo de Bombeiros disse que analisou o laudo e ficaram algumas pendências, mas que a organização ainda está dentro do prazo.

Policiamento

Durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, 21 de agosto, o tenente-coronel da Polícia Militar (PM), Renato Sampaio Preste, informou que a PM vai atuar com mais de 300 oficiais na Parada Gay. "Nós vamos ter um efetivo ainda maior do que foi no último ano. Em virtude do evento ser diferente, nós estamos adequando nossa estratégia de policiamento. Nosso objetivo é trazer segurança para a comunidade, para os moradores e para as pessoas que estarão frequentando o evento e para quem vai assistir", explica.

Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora

ACESSA.com - Planejamento para a 12? Parada do Orgulho Gay ? divulgado

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!