Jovem que salvou a irmã com um transplante de medula morre em acidente de trânsito
Barbara Franzon pilotava uma moto quando foi atingida por um veículo na BR-282, em Ponte Serrada
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Barbara fez a doação de medula que salvou a irmã Tuane
Barbara Franzon Ribak, de 26 anos, morreu em acidente de trânsito na BR-282 em Ponte Serrada, no Oeste de SC na noite do último sábado (26). A moto que ela pilotava foi atingida por Chevrolet Kadett. A mulher chegou a ser socorrida e levada para o hospital de Ponte Serrada com suspeita de traumatismo craniano e fratura na perna, posteriormente ela foi transferida para o Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, quando então não resistiu e acabou indo a óbito. O motorista do Kadett fugiu do local do acidente sem prestar socorro.
Barbara é a jovem que há cerca de um ano fez uma doação de medula óssea para a irmã, a nutricionista Tuane Franzon Ribak, que enfrentava uma leucemia. A história das irmãs Franzon comoveu a pequena cidade de Ponte Serrada, no Oeste do Estado, com pouco mais de 11 mil habitantes. Foram três ciclos de tratamento até o transplante. Pelas redes sociais, a família pediu doação de sangue e plaquetas. Em 30 de julho de 2020, Barbara ficou sabendo que poderia fazer a doação que salvaria a vida da irmã. "Deus unindo nós duas, de novo em um propósito. Eu nunca saberei te agradecer por isso", escreveu. No fim de 2020, os médicos confirmaram que o transplante havia sido um sucesso.
Em julho do ano passado, quando completou um ano do início do tratamento, Tuane fez uma publicação da sua rede social onde relembra tudo o que passou e novamente agradece as pessoas que a ajudaram a superar o câncer. A irmã, Bárbara, fez o seguinte comentário: "Eu que só tenho a agradecer por Deus ter me usado pra lhe dar a vida de novo. Te amo e te admiro muito nossa vencedora. Merece tudo de melhor nessa vida".
Na tarde de domingo, dia 27, após o sepultamento de Bárbara, Tuane fez a seguinte publicação: "Eu achava que já tinha todas as dores do mundo, que era forte? Só que eu nunca imaginei que perder você ia ser a dor mais doída que eu já senti. Minha irmã, meu tesouro, minha preciosidade, você salvou minha vida, hoje eu entendi do pior jeito o motivo de você viver um dia cada vez, da tua plenitude, a missão que você tinha aqui na terra. O teu sangue corre em minhas veias, as coisas eram para ter sido ao contrário..."
data-filename="retriever" style="width: 50%;">
DIVULGAÇÃO CORPO DE BOMBEIROS