Dia Nacional do Livro Editora tem programação no Moinho, em Juiz de Fora

Por Redação

Confira dez dicas dos livros mais vendidos do Brasil

Evento com programação gratuita ocorre no próximo sábado (15), das 13h às 18h, no Moinho A Editora Paratexto, em parceria com o Moinho, realiza, no próximo sábado (15), das 13h às 18h, um evento especial em comemoração ao “Dia Nacional do Livro Infantil”. A programação inclui oficinas de escrita e ilustração, contação de histórias, bate-papo e lançamento de livros de autores mirins, além de uma feira de livros. Toda a programação é gratuita e as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. O evento acontece no auditório do Moinho (Avenida Juscelino Kubitschek, 900, Francisco Bernardino).


Fernanda Vizian, editora e organizadora do evento, afirma que o objetivo do evento é ampliar o acesso da população juiz-forana aos autores, ilustradores, artistas e livreiroslocais. “Comemorar uma data como essa é, sobretudo, reforçar a importância da leitura desde a mais tenra idade, uma vez que o livro é um importante instrumento de cidadania. Por isso, pensamos em um cronograma de atividades gratuitas de fomento à escrita, leitura, arte e cultura”, disse.


Na programação estão incluídas as oficinas: “Criando meu livro”, voltada para crianças de 8 a 10 anos que, a partir de técnicas simples e lúdicas, as crianças irão escrever uma história e criar, de forma artesanal, seus próprios livros; e a oficina de ilustração com professores da escola Grimorium, voltada para 11 a 13 anos. Haverá, também, contação de histórias com a autora de livros infantis Juliana James. Encerrando a programação, quatro autores mirins farão o lançamento de seus livros!


Para outras informações, basta entrar em contato com a Editora Paratexto: 32 99938 3817.

Origem da data


A escolha da data é uma homenagem ao escritor brasileiro pré-modernista Monteiro Lobato. Ele nasceu em 18 de abril de 1882, motivo pelo qual esse dia é comemorado o “Dia Nacional do Livro Infantil”.
Lobato, que dedicou grande parte de sua vida à literatura infanto-juvenil, é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil e da literatura paradidática, a qual reúne brincadeira, leitura e aprendizado.
Dentre suas obras infantis, a mais destacada é o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, uma coleção de aproximadamente 25 livros de histórias, escritas entre 1920 e 1947.

Programação


• Atividade: Oficina “Criando meu Livro”, com Fernanda Vizian
Público-alvo: crianças de 8 a 10 anos
Data: 15/04
Horário: 13h30 às 15
Local: salas 1 e 2 – 5º andar Moinho
Inscrições: https://forms.gle/peFLUnVeymCVPfNB7
• Atividade: Contação de Histórias, com Juliana James
Data: 15/04
Horário: 15h às 16h
Local: Auditório - 5º andar Moinho
• Atividade: Oficina de ilustração, com Grimorium Escola de Artes
Público-alvo: crianças de 11 a 13 anos
Data: 15/04
Horário: 16h às 17h
Local: sala 3 – 5º andar Moinho
Inscrições: https://forms.gle/eaQz9AbJdNAjbdV78
• Atividade: lançamento de livros autores mirins
Data: 15/04
Horário: 17h às 18h
Local: Auditório – 5º andar Moinho