Campanha de popularização de Teatro e Dança chega a sua 20ª edição em Juiz de Fora
Em agosto a Associação de Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora (APAC/JF) realiza a abertura da 20ª Campanha de Popularização Teatro & Dança em Juiz de Fora. O evento ocorre nos dias 5 a 30 de agosto e conta com 37 espetáculos, 5 oficinas e 1 festival de cenas curtas que ocuparão os
teatros e os centros culturais da cidade.
Os ingressos antecipados começaram a ser vendidos nesta quarta-feira (26) no trailer da Campanha, localizado no Parque Halfeld, Centro, e continuarão a ser vendidos de segunda à sexta-feira de 13h às 19h, sábado das 10h às 19h e domingo das 14h às 19h. Os valores estão entre R$ 10 e R$ 15.
A solenidade de abertura será feita no dia 5 de agosto, sábado, no Museu Ferroviário, localizado na Avenida Brasil, 2001, Centro. Danyela Silvério, presidente da APAC/JF, conta que a expectativa para esse evento é grande, pois nele serão apresentados novos e velhos espetáculos, além de ser um projeto que a cidade de Juiz de Fora abraça. "Nosso clima é de festa, pois 20 anos é um marco. Buscamos sempre fazer mais e, neste ano, estamos preparando produções muito bacanas, proporcionando também uma reunião entre velhos e novos amigos."
Ao Portal, Danyela também comenta sobre a importância do acesso da população a projetos culturais de maneira acessível: “Temos uma população carente de cultura e do não entendimento da própria cultura. Por isso, fazer parte desse projeto é mostrar o quão importante e grande é a produção artística da cidade, e também a partir das temáticas dos espetáculos fomentar discussão sobre temas pertinentes da sociedade em questão da infância e do olhar artístico histórico-social como um todo.”
Para o diretor artístico da companhia de teatro Ciclomáticos, Ribamar Ribeiro, esse é um evento que deveria se repetir mais vezes durante o ano e também toca na questão da importância do acesso que a população deve ter em relação à cultura: “A gente não pode elitizar essa arte que é tão democrática e viva como o teatro. Como pesquisador entendo que é muito importante esse contato com o teatro como um todo, porque a gente sabe que é uma ferramenta política, social e cultural muito potente e impactante.”
O Grupo Divulgação, companhia que participou ativamente nos primeiros anos da Campanha, trás neste ano a peça infantil ‘Menina Ventania’. O diretor do Grupo, José Luiz Ribeiro, conta sobre a sua expectativa em relação ao espetáculo: “Nós já estamos com o espetáculo na reta final e com todas as músicas já compostas. Neste ano será diferente, porque no ano anterior, com a peça Ratim Conquistador, contamos com uma quantidade enorme de máscaras e neste ano nós apostamos muito no trabalho dos atores para contar a história. Nós temos apenas um bicho que é um cachorro em quem a gente está apostando tudo!”
Esse projeto também conta com peças voltadas para o público infantil, onde abre espaço para que haja a participação e educação de maneira cultural.
Para conferir a programação e as sinopses das peças, veja aqui.
O evento ocorrerá em várias localizações diferentes, confira:
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
(20 lugares) Av. Getúlio Vargas, 200, Centro
Cine-Theatro Central (1750 lugares)
Praça João Pessoa, s/nº - Centro
Fórum da Cultura (200 lugares)
Obs.: O local tem lance de escadas*
Rua Santo Antônio, 1112 — Centro
Museu do Crédito Real (60 lugares)
Obs.: O Local tem lance de escadas, porém conta com elevador
Av. Getúlio Vargas, 455 — Centro
Museu Ferroviário de Juiz de Fora (110 lugares)
Av. Brasil, 2001 — Centro
SINSERPU — Sind. Serv. Públicos Municipais de JF
(20 lugares) Obs.: O local tem lance de escada”*
Rua São Sebastião, 780, Centro
Sociedade Filarmônica (120 lugares)
Obs.: O local tem lance de escadas*
R. Oscar Vidal, 134 - Centro
Teatro da Praça CEU (125 lugares)
Avenida Juscelino Kubitschek, 5.899 — Santa Cruz
Teatro Paschoal Carlos Magno (405 lugares)
Rua Gilberto de Alencar, 1 — Centro
Teatro Solar (450 lugares)
Av. Presidente Itamar Franco, 2104 - São Mateus
Tenetehara Instituto Cultural (150 lugares)
Av. Pres. Costa e Silva, 2/76 - São Pedro
Sobre a Campanha
A Campanha oferece, a cada ano, o teatro e a dança com preços populares, tornando as expressões culturais mais acessíveis a todos. Esta ação representa muito mais do que simplesmente o período de espetáculos. É uma janela para o mundo da arte, capaz de estimular a reflexão, a criatividade e a sensibilidade do público.
Ao longo dessas vinte edições, a APAC/JF, em parceria com o SINPARC MG, além da manutenção e formação de plateia vem buscando disponibilizar e popularizar a formação artística a partir de atividades como oficinas, workshops, palestras, que são abertas tanto para os grupos, companhias e coletivos quanto para o público em geral.