Praça CEU exibe documentário ‘Outono da Vida’ neste sábado em Juiz de Fora

Por Vitória Beatriz (estagiária) com supervisão de Angeliza Lopes

Documentário Outono da Vida estreia neste sábado

"A influência da arte teatral na terceira idade", essa é a proposta de Açucena Arbex com o documentário “Outono da Vida”, que será lançado neste sábado (16), às 16h no cineteatro da Praça CEU. O evento tem entrada gratuita e é livre para todos os públicos. A sessão contará com recursos de acessibilidade – tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição.

O projeto desse curta-metragem documental foi proposto em 2022 através da Lei Murilo Mendes (lei de incentivo à cultura local) e, posteriormente, aprovado. Para Açucena, diretora e produtora do filme, fazer um projeto aprovado em edital é uma satisfação muito grande, pois acredita que isso valida ainda mais a importância social da temática. “Particularmente, foi incrível realizar um documentário que antes era só uma ideia. Eu sentia que precisava mostrar como a arte teatral transforma a vida das pessoas, principalmente depois dos 60 anos, que muitos pensam que existe uma invalidez do ser humano. O "Outono da Vida" mostra exatamente o contrário”. A escolha dos personagens desse curta, segundo Açucena, partiu do critério da história e vivência deles com o teatro, e como isso influenciou na vida de cada um.

José Paulo da Silva, 82, um dos personagens do documentário, faz teatro há 23 anos no Grupo Divulgação. Para ele, o ofício teatral é um desafio constante, porém influenciou de maneira muito positiva em sua vida: “Eu era uma pessoa muito tímida antes do teatro e com ele eu melhorei a minha comunicação. Hoje tenho participado de comerciais, além de muitas peças teatrais.”

Ainda segundo a diretora, a inspiração para a realização do curta partiu do seu contato como bolsista no projeto de teatro para terceira idade do Grupo Divulgação, convivendo com os idosos e percebendo o entusiasmo em fazer teatro depois dos 60 anos. “Eu, como cineasta e produtora audiovisual, visualizei um possível tema de documentário: a influência da arte teatral na terceira idade.”

Mas, afinal, porque o nome é “Outono da Vida”? Essa resposta você só poderá conferir na estreia. De acordo com Açucena, esse é o spoiler do filme. Porém, ao Portal, ela deu uma dica: "o público vai para assistir um documentário, mas não pode esquecer que ali existe também o teatro.... Por que eu estou falando isso? Tem que assistir para descobrir!”, convida.

Após a estreia, “Outono da Vida” vai circular por festivais de cinema e audiovisual, em seguida, será disponibilizado para acesso online gratuito.

 

Sobre o filme

“Outono da Vida” tem duração média de 25 minutos e conta com acessibilidade (audiodescrição e libras). Viabilizado com financiamento do Programa Cultural Murilo Mendes, por meio do Edital Murilão, o filme reúne depoimentos de quatro integrantes do Núcleo da Terceira Idade do Grupo Divulgação (GD): Jorge de Sá, José Paulo da Silva, Maria Isabel dos Santos Barbosa e Vilma Nunes. Também participam da produção o criador e diretor do GD, José Luiz Ribeiro, e a psicóloga Ana Maria Mattos de Andrade.

Segundo a organização, após a exibição, será aberto um espaço de discussão com a plateia.

A Praça CEU fica localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, nº 5899

Algumas linhas de ônibus que passam no local: 711, 712, 716, 715, 717 ,728, 736, 735