Teatro da Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora recebe Gustavo Falcão para ministrar 'Oficina Personificando a Personagem' em novembro

Oficina Personificando a Personagem será ministrada pelo premiado ator Gustavo Falcão.

Por Redação

Close Festival de Teatro recebe inscrições para oficina com Gustavo Falcão

Em novembro, mais uma edição do evento Close Festival de Teatro chega a Juiz de Fora e, desta vez, com um destaque na programação para a Oficina Personificando a Personagem, que será ministrada pelo premiado ator Gustavo Falcão.

As aulas acontecem durante os dias 25 e 26 no Teatro da Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora, localizado na Rua Oscar Vidal, 134, Bairro Centro, das 9h às 15h. Segundo a organização, podem participar pessoas com idade mínima de 16 anos, com ou sem experiência na área. As vagas são limitadas, e as inscrições já podem ser formalizadas na Close Formação Artística, também na Rua Oscar Vidal, 134, Centro. O restante da programação do Close Festival de Teatro será divulgado em breve.

A Oficina

Desenvolvida a partir da experiência de Gustavo Falcão na TV, em séries, no cinema e no teatro, a oficina vai abordar os caminhos para desvendar a personagem, encontrá-la e construí-la. O conteúdo inclui investigações e mapeamentos dos entendimentos, das invenções e das interseções do fluxo artista – personagem. Partindo do estudo de textos pré-definidos, das personagens escolhidas e de proposições e jogos teatrais, o objetivo central é estimular os participantes a perceberem e mapearem possibilidades e caminhos para a composição e incorporação da personagem que interpretará.

Através de exercícios de prática teatral, serão investigados e experimentados aspectos do fluxo criativo de um artista durante a criação de um personagem. A ideia é instrumentalizar os participantes a partir da interpretação e entendimento proposto no texto, apropriação dos seus potenciais artísticos individuais e explorar as possibilidades de novas ferramentas para o ato criativo.


Sobre o artista

Gustavo Falcão atuou em mais de 30 espetáculos com destaque para “A Máquina”, dirigido por João Falcão. Realizou dezenas de projetos para a TV, como as novelas “As Filhas da Mãe”’ (TV Globo) e “Cobras e Lagartos” (TV Globo); as séries “Cine Holliúdy”, (TV Globo), “Aruanas” (Globoplay), “Carcereiros” (TV Globo) e “Filhos do Carnaval – 2ª temporada” (HBO). Está no elenco de dezenas de curtas e de 15 longas-metragens, como “Grande Sertão Veredas”, de Guel Arraes, “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, “Sujeito Oculto”, de Leo Falcão, “A Máquina”, de João Falcão.