CCBM recebe mostra sobre 'A linguagem do lenço' nesta quarta em Juiz de Fora

Evento faz parte da agenda do mês da Consciência Negra na cidade

Por Redação

Mostra sobre uso do lenço de cabeça abre a Agenda Novembro Negro na quarta (1)

Para dar início ao mês da Consciência Negra em Juiz de Fora, na próxima quarta-feira, 1º, às 19h, Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) recebe a mostra “A linguagem do lenço”. Na exposição, os artistas Mariana de Andrade e Rodrigo Dias propõem um registro artístico-cultural do lenço de cabeça, investigando a trajetória do artefato ao longo dos séculos e mostrando como a peça se tornou parte do vestuário cotidiano de muitas mulheres, principalmente negras e habitantes de áreas rurais ou periféricas. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos, até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feiras, das 8h às 17h.


O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas fica localizado na Avenida Getúlio Vargas 200, Centro.


Sobre a Mostra

A mostra exibirá quatro instalações, apresentando o lenço sob variadas linguagens e trazendo desde exemplares reais obtidos em bazares até representações artísticas das peças, mediante técnicas como: trançado de fios, bordados, costura, aplicações, sobreposições e tingimentos. Na abertura da exposição, será exibido o documentário “A linguagem do lenço”, gravado em 2022. O filme trata da vivência pessoal de seis mulheres que utilizam e/ou já utilizaram o acessório.

Para Mariana, o projeto surgiu das memórias de uma vivência pessoal, pois quando era criança, por várias vezes, ao aguardar a mãe retornar do trabalho, a confundia com outras mulheres por conta do uso do lenço. "Percebi, então, a forte presença deste acessório de cabeça como uma identidade da mulher negra periférica, principalmente, das que trabalhavam no serviço doméstico, como faxineiras, babás e cozinheiras,” conta.

Já Rodrigo Dias explica que a proposta é apresentar o lenço como um artefato de memória afetiva. “Todas as pessoas têm na lembrança a figura de alguém que já utilizou ou ainda utiliza o lenço, seja um parente próximo, uma vizinha ou conhecida... Foi muito interessante perceber isso ao longo da pesquisa”.

Atividades culturais de novembro

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a cidade de Juiz de Fora preparou uma agenda com atrações culturais que serão oferecidas à comunidade ao longo do mês de novembro. Exposições, Feira de Empreendedorismo, Artesanato, oficinas, grafite, shows e desfile de moda também fazem parte da programação, que será gratuita e livre para todos os públicos, exceto a peça A Luta. Já os eventos nas escolas serão exclusivos para alunos, alunas e professores da instituição. Confira a programação completa por aqui.