Ebook que resgata a história de Roza Cabinda é lançado no Museu Ferroviário de Juiz de Fora

Autora Giovana de Carvalho Castro apresenta obra que destaca lutas negras na cidade.

Por Redação

Museu Ferroviário

No próximo domingo (23), às 16h, o Museu Ferroviário de Juiz de Fora será palco do lançamento do ebook "Roza Cabinda dos Sentidos da Liberdade à Liberdade como Sentido". O evento contará com uma roda de conversa, incluindo tradução em libras, conduzida pela autora Giovana de Carvalho Castro, Doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenadora do projeto “Juiz de Fora: Cidade Negra”.


Sobre o Ebook

O ebook aborda a história de Roza Cabinda, destacando sua jornada em meio às lutas negras de Juiz de Fora. A obra, que estará disponível através de um link, foi viabilizada pelo Edital Quilombagens, do Programa Cultural Murilo Mendes, apoiado pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).


Roza Cabinda

Giovana de Carvalho Castro, também pesquisadora e professora, contextualiza Juiz de Fora como uma cidade com forte tradição escravista, marcada historicamente pela chamada segunda escravidão. “Nesse cenário, homens e mulheres cativos utilizaram várias formas de resistência, incluindo o acionamento da Justiça através de ações de liberdade, como fez Roza Cabinda”, ressalta a autora.

Roza Cabinda é reconhecida como uma das mulheres que buscou sua emancipação através desse mecanismo jurídico, tornando-se emblemática pela luta por sua liberdade, especialmente por ter sido escravizada próximo ao local hoje conhecido como Praça Halfeld.