Infestação de pulgas: como combaterá

Por

Infesta??o de pulgas: como combater?
Daniele Milione 8/11/2015

Infestação de pulgas: como combater?

Olá internautas, na coluna deste mês vou explicar um pouco sobre as pulgas, seu ciclo, prevenção e combate. As pulgas são insetos que se reproduzem muito mais na primavera e verão, trazendo problemas com esses parasitas.

As fêmeas depositam em torno de 50 ovos por dia, durante um período de 21 dias. Esses ovos são lisos e escorregadios e caem do corpo dos cães, principalmente quando estes se coçam. Os ovos no ambiente eclodem num período de até 10 dias, de acordo com a temperatura e umidade ambientais. Estes se aprofundam nos carpetes, cobertores e frestas de pisos, onde se alimentam de restos orgânicos e fezes de pulgas adultas. Em 5 a 11 dias, formam um casulo dentro do qual ocorre a formação da pupa.

A 27°C e 80% de umidade ambiental as pupas podem se transformar em pulgas adultas em apenas cinco dias. Porém, tal fato só ocorre se houver animais ou pessoas no ambiente; caso contrário, as pulgas podem permanecer no casulo por até 140 dias. Uma pulga adulta pode depositar 2000 ovos durante toda sua vida.

Ciclo de vida

Normalmente, o ciclo de vida se completa em 3 a 4 semanas e as pulgas vivem no animal por mais de 100 dias. A partir do quarto dia se alimentando de sangue do animal, começa a colocar seus ovos. Se não interrompermos o ciclo, a infestação no animal torna-se extremamente incômoda e maléfica à saúde.

Na maioria dos animais, a presença das pulgas causa desconfortos como coceiras, o que em animais alérgicos pode levar ao desenvolvimento da dermatite alérgica a picada de pulgas. Estas coceiras podem gerar irritabilidade e até mesmo queda acentuada de pelos. Pode-se também ocasionar perda de apetite, anemia e feridas. A pulga também transmite um verme chamado Dipylidium caninum, uma tênia.

Quando estes animais se coçam e geram feridas, podendo gerar transtornos ainda piores, pois quando elas estão abertas atraem moscas, que podem depositar nestes ferimentos as larvas e termos o que chamamos de miíase, no qual milhares de larvas se alimentam de tecidos mortos, destruindo onde estiverem situadas.

Como combater?

Portanto, a melhor maneira de eliminar este parasita seria por meio de produtos de ação residual longa, que não saem em banhos ou quando o animal toma chuvas, e que tenha a durabilidade de, no mínimo, 30 dias para infestações.

Com isso, xampus se tornam menos eficazes por só matarem as pulgas 24 horas após o banho, deixando o animal desprotegido nos próximos seis dias, considerando um cão ou gato que toma um banho por semana (sendo que mais vezes pode-se gerar problemas na pele dos cães e gatos). Já o uso de coleiras deve ser feito com muita cautela, pois se ingerirem acidentalmente estas coleiras, seu animalzinho pode se intoxicar e até mesmo morrer. A limpeza do ambiente onde seu animal de estimação vive também ajuda muito, mas só isso não resolve o problema, o ideal é procurar a ajuda de um veterinário.


Daniele Ferreira Milione é médica Veterinária. Graduada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Pós Graduada pelo Quallitas : (2009 em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais) e Univiçosa (2013 em Cirurgia de Pequenos Animais).