Cães e gatos podem pegar dengue?
Cães e gatos podem pegar dengue?
Aedes anophels culex
Uma das espécies transmissoras da Dirofilariose canina, popularmente conhecida como a doença do verme do coração. É uma enfermidade parasitária cardiopulmonar, causada pelo agente etiológico Dirofilaria immitis, ou seja, um parasita nematóideo que acomete cães domésticos e silvestres, considerados hospedeiros naturais e principais reservatórios desta parasitose, embora outros mamíferos, inclusive o homem, possam ser infectados.
É uma doença endêmica, encontrada na maioria das zonas de clima tropical, subtropical e temperado, Ela é mais frequente em cidades litorâneas de clima quente.
Quando um mosquito infectado pica o cão e estas larvas recém-chegadas migram para o tecido subcutâneo e muscular, elas invadem o sistema vascular, atingem o coração, se alojando no ventrículo direito e nas artérias pulmonares. Depois desse processo, elas completam a maturidade sexual, fechando o ciclo com a liberação de novas microfilárias na corrente sanguínea.
Sintomas
Os sintomas podem comprometer o estado do paciente, gerando cardiopatias crônicas; lesões cardiovasculares, pulmonares, hepáticas e renais.
As manifestações podem ir desde a assintomática à doença grave, chegando a óbito.
Tratamento
O ideal é sempre se prevenir. Então, ao viajar, levem seus animais de estimação sempre ao médico veterinário.
- Animal de estimação: saiba o que fazer durante as férias
- Infestação de pulgas: como combater?
- Dúvidas frequentes de quem acabou de adotar um pet
Daniele Ferreira Milione é médica Veterinária. Graduada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Pós Graduada pelo Quallitas : (2009 em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais) e Univiçosa (2013 em Cirurgia de Pequenos Animais).
Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com