Centro de Triagem volta a atender animais silvestres apreendidos
Centro de Triagem volta a atender animais silvestres apreendidos
Os animais silvestres apreendidos voltam a receber atendimento pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora.
Coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), desde março o Cetas não estava realizando atendimento por causa do encerramento do contrato com empresa terceirizada que empregava o funcionário responsável pelo tratamento dos animais.
Em nota, o Ministério Público (MP) informou que a medida foi possível por conta dos recursos oriundos de Termo de Compromisso firmado pelo MP, possibilitando que Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa-JF) fizesse a contratação do colaborador.
De acordo com o promotor de Justiça Alex Santiago, o problema se repete em outros Cetas de Minas Gerais, fazendo com que órgãos como a Polícia Militar do Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros não tenham para onde encaminhar os animais apreendidos.
“Com a contratação do funcionário pela Arpa-JF, o Cetas-JF é o único do estado que receberá todos os animais silvestres destinados, considerando que ainda não foi solucionada a contratação de empresa terceirizada que forneça o serviço”, afirma o promotor de Justiça.