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CTU divulga data de inscri?es e provas

Programa da Prova de L?ngua Portuguesa

Estudo de Textos: determina??o de sentidos de termos e express?es ? luz do contexto; distin??o entre afirma?es b?sicas e afirma?es secund?rias; interpreta??o de inten?es, pontos-de-vista, id?ias, sentimentos e caracter?sticas do autor.

Ortografia: acentua??o gr?fica, emprego das letras (aten??o especial para 1. grafia de mau e mal; 2. uso dos porqu?s). ? Fon?tica: letra, fonema, encontros consonantais, encontros voc?licos, d?grafos (aten??o especial para divis?o sil?bica). ? Morfologia: processos de forma??o de palavras (aten??o especial para "radicais gregos" mais comuns: os listados nas gram?ticas de Celso Cunha, por exemplo; os substantivos: flex?o (aten??o especial ao plural dos compostos); os adjetivos: flex?o de n?mero e locu?es adjetivas; emprego (aten??o especial para o uso adequado de formas irregulares de superlativos e comparativos de superioridade, segundo a l?ngua-padr?o: melhor, pior, maior, menor, ?timo, p?ssimo, m?ximo e m?nimo ); os pronomes: classifica??o e emprego (aten??o especial para: 1. uso das formas pronominais mim e eu (para mim/para eu etc.) na l?ngua culta; 2. a express?o da id?ia de posse segundo as normas da l?ngua-padr?o: o emprego dos possessivos (sua concord?ncia), situa?es de ambig?idade, o artigo definido com valor de possessivo; 3. adapta?es ortogr?ficas exigidas pelo infinitivo, quando acompanhado de pronome obl?quo, como em "compr?-lo"; adapta?es ortogr?ficas exigidas por formas terminadas em fonema nasal seguido de pronome obl?quo ?tono o e varia?es, como em "compram-no"; 4. concord?ncia e n?o-concord?ncia (caso de "menos", por exemplo) entre pronomes adjetivos e n?cleos de locu?es nominais; 5. o emprego do relativo "que" preposicionado ou n?o, atendendo ?s conveni?ncias do regime de nomes e verbos; 6. coloca??o dos pronomes obl?quos ? ?nfase para a regra b?sica da l?ngua padr?o, ou seja, a pr?clise e os desvios da regra com verbos no imperativo e em in?cio de frase) ; os verbos: estrutura verbal (aten??o especial para o padr?o geral: andar, vender e partir); os tempos e modos verbais (aten??o especial para 1. forma??o do imperativo; 2. tempos derivados do pret?rito perfeito; 3. flex?o, de acordo com o registro formal, de verbos regulares e irregulares mais comuns, nos tempos simples do subjuntivo e emprego dessas formas em ora?es substantivas; 4. transforma??o do discurso direto em indireto ); os adv?rbios: classifica??o; as preposi?es (aten??o especial para 1. emprego adequado do acento indicativo da crase em grupos nominais iniciados pelo artigo definido feminino e precedidos da preposi??o e em grupos nominais iniciados por pronome demonstrativo e precedidos da preposi??o A ; 2. emprego das formas H? e A, nas indica?es de tempo passado e futuro, respectivamente); 3. rela?es sem?nticas estabelecidas pelas preposi?es) ; as conjun?es: classifica??o (aten??o especial para as rela?es sem?nticas estabelecidas pelas conjun?es).

Sintaxe: os termos da ora??o (aten??o especial para o estudo do sujeito); a concord?ncia verbal (aten??o especial para 1. concord?ncia com sujeitos simples e compostos; 2. emprego adequado dos verbos existenciais "haver" e "existir", inclusive em locu?es verbais; 3. emprego de haver e fazer na express?o de tempo decorrido; 4. a apassiva??o com o pronome se); a reg?ncia verbal (aten??o especial para os verbos assistir, aspirar, preferir, ir, voltar, chegar, obedecer, querer, pagar, perdoar, visar e proceder) ; a v?rgula (aten??o especial para os casos em que o uso ? incab?vel ; ?nfase no emprego da v?rgula para separar aposto, vocativo, adjuntos adverbiais e termos coordenados).

Vocabul?rio: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabul?rio das ?reas sem?nticas e causa, conseq??ncia, fim, tempo, condi??o e oposi??o (aten??o especial para exerc?cios em que estruturas ling??sticas possam ser parafraseadas).

Literatura: leitura da obra "O Sorvete e Outras Hist?rias", de Carlos Drumond de Andrade, da Editora ?tica (aten??o especial para enredo, personagens principais, problem?tica apresentada e interpreta??o de segmentos da obra).