Gêmeos
Signo da comunicação e da versatilidade mental do ser humano, Gêmeos, senhor da terceira casa do zodíaco, representa a conquista dos dons da fala e da escrita e mostra a capacidade de vislumbrar a verdade em suas diferentes formas criando a chamada dualidade geminiana que nada mais é do que a capacidade de ver a verdade pelos seus diferentes ângulos.
Símbolo do pensamento, da curiosidade, da versatilidade, do prazer e da realidade Gêmeos é a representação prática da adaptação do ser humano às mais diferentes situações e aos mais desconhecidos dos cenários.
Seu elemento, o Ar, lhe dá a transparência e a comunicabilidade, a inteligência e a dualidade que nos envolve a todos nós, humanos tem astrologicamente a qualidade mutável do elemento Ar e o princípio ativo o que fomenta sua habilidade pela descoberta, pela escrita e o faz curioso e adaptável.
Na mitologia, liga-se, entre outros, à lenda de Castor e Pólux, gêmeos que desejando se separar, com a morte de Castor, foram abençoados por Zeus para que se tornassem imortais. Zeus os atendeu, mas os fez partilhar metade do ano em Hades, o inferno, e a outra no Olimpo, morada dos deuses.
Simboliza na vida de seus nativos o conhecimento, o ensino, a comunicação e a palavra, a capacidade de adaptação, a atração pelas letras e os livros e mostra forte inquietação mental. Rege os meios de comunicação, o jornalismo em sua essência, os transportes e mensagens. É o campo do zodíaco que se liga ao mais ancestral dos sentidos humanos: a fala e rege o mais recente dos meios de comunicação humana: a internet.
Período de regência astrológica padrão: de 21.05 a 20.06
Em 2024: de 10h00 de 20.05 a 17h51 de 20.06
Planeta regente: Mercúrio
Elemento: Ar
Nativo: geminiano e geminiano
Símbolo: O duplo, os gêmeos
Signo oposto: Sagitário
Dia da semana: Quarta feira – Dia de Mercúrio
Personalidades de destaque no Brasil:
Epitácio Pessoa, político, Presidente da República – Sílvio Caldas, cantor – Joaquim Pedro de Andrade, cineasta – Floriano Peixoto, militar, Presidente da República – Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias – Sivuca, músico José Lins do Rego, escritor – Ivan Linz, cantor – Vianinha, dramaturgo – Pedro Nava, médico, poeta, escritor – Ivo Pitanguy, cirurgião plástico – Cláudio Manoel da Costa, intelectual da Conjuração Mineira – Maísa Matarazzo, cantora e compositora – Tobias Barreto, ensaísta – o pintor modernista mineiro, Bernardii - Dalton Trevisan, escritor – Ariano Suassuna, romancista - Antenor Nascentes, filólogo – J. Carlos, chargista – Pancetti, artista plástico – Graça Aranha, escritor – Nelson Gonçalves, cantor – Carlos Scliar, pintor.
No campo mundial das artes tem por símbolo a atriz Marilyn Monroe expressão de uma era do cinema e o músico Bob Dylan. No Brasil, a cantora Ivete Sangalo.
Personalidade – Pontos positivos
Criatividade
A flexibilidade
A comunicação
A versatilidade
A diplomacia
A imaginação
Autoconfiança
O dom da palavra
Personalidade – Pontos negativos
A superficialidade
A inconstância
A impaciência
Curiosidade
A impaciência
Imprevidência
O tipo geminiano:
A versatilidade convive no nativo com uma impressionante volubilidade em gosto, decisões e pensamentos. Com infinitos interesses, curiosidade que pouco controla e notável capacidade para receber e perfeito anfitrião, o nativo não aprofunda conhecimentos mas é capaz de discorrer por horas sobre os mais diferentes assuntos graças a sua agilidade mental. Com humor variável, à medida que correm as horas e o geminiano se defronta com diferentes aspectos de uma realidade, é diplomático o bastante para evitar confrontos. É fascinante ao se mostrar socialmente.