Sagitário: O signo do Centauro em tempo de mudanças
Para nós no Brasil, a chegada da regência do Centauro se dá em momento em que o País vivencia efeitos do quadro atual do clima com tragédia ambiental inéditas como as enchentes, períodos alongados de seca
Em um mundo cada vez mais impactado pelos conceitos de preservação ambiental, conservação dos recursos naturais e respeito ao legado da terra, o ser humano convive neste final de 2024 com um cenário de guerras simultâneas na Europa, Oriente Médio e na África que se somam a fase de desastres ecológicos com aquecimento global, inclemência do tempo e a sombra das ameaças à própria sobrevivência da espécie humana em um planeta super-povoado por bilhões de pessoas, em sua maioria carentes de recursos e qualidade de vida.
Para nós no Brasil, a chegada da regência do Centauro se dá em momento em que o País vivencia efeitos do quadro atual do clima com tragédia ambiental inéditas como as enchentes, períodos alongados de seca, inclemência num momento em que a natureza marca os efeitos de desmatamento, aquecimento do solo e a ocorrência de inundações em diversos pontos do país, fora dos padrões habituais da Primavera.
É nesse quadro que às 16h57 de 21 de novembro, começa um novo ciclo de regência solar sobre a Terra com a chegada desse nosso principal luminar ao signo de Sagitário indicativo das mudanças profundas nos rumos de nossa forma de vida.
O simbolismo desse trânsito astrológico nos remete à figura do Centauro - representação do signo na Antiguidade grega - expressão maior da união entre o ser humano e a natureza com a figura metade homem e metade cavalo do guerreiro que se transformou no guardião da educação, do aprendizado, da liberdade e do núcleo familiar.
Conhecido pelos gregos por “O Arqueiro”, o signo de Sagitário tem sua história ligada ao mito do guerreiro que reflete, pela vontade dos deuses do Olimpo, a união corporal do homem e do cavalo, o conflito humano entre a atração da matéria e o apelo do espírito, numa dualidade que nos acompanha por toda a vida.
Assim é que Sagitário, o nono signo tem como seu símbolo a figura mítica do Centauro ou de modo simplificado, as suas armas: o arco e flecha. É signo do elemento Fogo e, por isso, do domínio superior da criação em campos próprios e da busca pela verdade.
Nas características do sagitariano estão os elementos que compunham a figura do Centauro, um educador nato inspirado pela história de Quirão, o mais famoso e sábio de todos os seres da época, filho de Saturno e Filira a quem visitava disfarçado de cavalo e, por castigo dos deuses transformado em um ser meio humano e meio equino.
Sagitário rege assim os tribunais, as igrejas, o mundo editorial, as viagens e a nossa noção de liberdade exploradora. É um ser profético, excessivamente sincero e que tem a honra por princípio básico de vida.
Sagitário
Período de regência astrológica padrão: de 22.11 a 21.12
Em 2024: de 16h57 de 21.11 até 06h21 de 21.12
Planeta regente: Júpiter
Elemento: Fogo
Nativo: sagitariano e sagitariana
Símbolo: Uma flecha atirada ao céu simbolizando o “Arqueiro”, seu outro nome na Antiguidade Clássica
Signo oposto: Gêmeos
Dia da semana: Quinta feira, dia de Júpiter
Personalidade mundial do signo: Henri Toulose-Lautrec, pintor
Personalidades de destaque no Brasil:
D. Pedro II, Imperador do Brasil - Olavo Bilac, poeta –Mário Lago, compositor, ator – Henriette Morineau, atriz – Anita Mafaltti, pintora – Ciro dos Anjos, romancista e poeta – Luiz Gonzaga, o Gonzagão, compositor e cantor – Señor Abravanel, o Sílvio Santos, apresentador de TV e empresário de Comunicação – Clarice Lispector, escritora – José Olímpio, editor – Noel Rosa, compositor e cantor – Alceu Amoroso Lima, ensaísta, jornalista – Manoel de Barros, poeta – Adélia Prado, poetisa – Almirante Tamandaré, militar do Império – Ana Néri, enfermeira – Odilo Costa Filho, jornalista e escritor – Oscar Niemeyer, arquiteto, projetista de Brasília – Miguel Arraes, político – Olavo Bilac, poeta, jornalista e conferencista – Afrânio Peixoto, escritor – Érico Veríssimo, escritor – Gustavo Corção, jornalista e escritor – Altamiro Carrilho, instrumentista – Roberto Drummond, escritor.-
Personalidade – Pontos positivos
Honestidade
Ingenuidade
Otimismo
Lealdade
Responsabilidade
Religiosidade
Idealismo
A persuasão
Personalidade – Pontos negativos
Insubordinação
O senso de liberdade
Senso crítico
Excessiva franqueza
Tendência à depressão
Egocentrismo
O tipo sagitariano:
Franco e honesto o sagitariano ou sagitariana típicos, transmitem um raro senso de confiança e integridade. Tem profundo senso de religiosidade e não raro se envolve em crenças e seitas exóticos. É franco, alegre e otimista. Profundamente ligado a sua família, busca a liberdade como valor maior de vida. Tem bom humor e muita jovialidade. É avançado em conceitos e mostra profundo sentido do social, doando-se por inteiro a obras caritativas. Usa da franqueza de forma desajeitada e imprudente. É muito criativo e idealista.