Rep?rter: S?lvia Zoche
Edi??o: Ludmila Gusman
Designer: L?via Mattos
Para o carnavalesco da Escola de Samba Real Grandeza, J?lio Meurer
(foto ao lado), ele e L?o Barroso, figurinista, foram muito felizes na escolha do enredo
Vale a pena sonhar, h? 100 anos voa o mais pesado que o ar. "Foi em
mar?o do ano passado. ?
um tema atual e foi algo que bateu de imediato", diz.
Com a hist?ria em m?os, ? preciso montar uma
sinopse. "Assim que foi aprovada, enviamos para nove compositores.
Foi dif?cil escolher o samba-enredo. Chamamos para o j?ri, inclusive, o
prefeito de Santos Dumont e a M?nica, do Museu de Cabangu", diz Meurer.
Os desenhos das roupas e das alegorias tamb?m come?am a ser produzidos, j?
a confec??o... Isso fica pra mais tarde, mas n?o porque ningu?m queira.
Segundo Meurer, o problema ? que as escolas de samba ficam esperando a
prefeitura repassar os
recursos e n?o tentam arrecadar fundos durante o ano. "A falta de recursos ?
o que mais complica a execu??o dos rtabalhos. ? claro que as escolas deviam
fazer mais festas para conseguir capital, mas a prefeitura poderia liberar
os recursos mais cedo. Mesmo sendo uma boa quantidade, eles liberaram
somente em 1? de fevereiro deste ano", argumenta.
Os pilotos de cada fantasia das 12 alas, s? conseguiram produzir em novembro do ano
passado. Ainda tem o da baetria, das baianas, da comiss?o de frente,
passistas, harmonia, diretoria, sem contar a produ??o dos seis carros
aleg?ricos. No total, a escola possui, em m?dia, 900 componentes.
Assim relata, tamb?m, o carnavalesco da escola de samba Turunas do
Riachuelo, Diom?rio de Deus. "Os desenhos dos figurisno foram feitos
em junho, dos destaques, em setembro. Em novembro, terminei os prot?tipos, para depois passar para a produ??o geral. Tem, mais ou menos, mil
componentes", diz o carnavalesco.
Em dezembro, a alas come?aram a ser confeccionadas - at? o dia do desfile, devem totalizar 16 - e o carros aleg?ricos est?o em fase de acabamento.
Mudan?a de planos
Primeiro, foi ao assistir a um desfile que
Jo?zinho 30 disse que o carnaval se compara a uma grande ?pera.
Depois, ele leu um livro com um t?tulo tamb?m inspirador: Tr?ia
Negra. E pra completar,estava acompanhando a novela Chica da
Silva.
S?o vis?es hist?ricas, concretas, que precisaram de muito estudo e pesquisa
para que a sinopse pudesse ficar bem explicada para passar para diretoria e
depois para os compositores. "? neces?rio saber o tempo e o espa?o que os
personagens viveram e como era a ?poca. Com isso, conseguimos passar o que
quer?amos. N?a foi ? toa que o samba-enredo escolhido foi muito feliz e se
encaixa perfeitamente com a id?ia dos tr?s atos", comenta Paulo.
Mesmo com tanto trabalho, o que conta para aqueles que trabalham pra colocar
a escola na avenida, ? o trabalho em equipe. "N?s costuramos as id?ias e
temos uma sintonia legal. Lutamos pelos ideais da escola", conclui Paulo.
Conhe?a os sambas-enredos