O led na ilumina??o
O led na iluminação
Inicialmente, o LED foi muito utilizado como luz indicadora em dispositivos, botões de liga/desliga, calculadoras e relógios. Atualmente pode ser utilizado em ambientes residenciais, comerciais, industriais em interiores e fachadas e até mesmo em vias públicas.
É importante ficar atento, pois existem dois tipos de LEDs no mercado:
LEDS DE BAIXA POTÊNCIA: possuem um custo mais acessível, mas não são indicados para iluminação de ambientes. Seu uso limita-se a iluminação de dispositivos.
LEDS DE ALTA POTÊNCIA: são utilizados para a iluminação geral de ambientes ou para dar destaque a pontos de interesse.
A iluminação LED possui inúmeras vantagens se comparada à iluminação incandescente tradicional, tais benefícios fazem toda diferença na hora de convencer o consumidor a investir na nova tecnologia. Veja abaixo alguns pontos que podem favorecer a escolha do LED:
ECONOMIA: uma lâmpada LED pode reduzir de 80% a 95% o consumo de energia.
DURABILIDADE: a lâmpada de LED possui uma vida útil entre 50 a 100 mil horas. De acordo com dados da Phillips, se considerarmos um uso diário de duas horas e meia uma lâmpada comum duraria 8 meses enquanto uma LED teria durabilidade de 25 anos.
SUSTENTABILIDADE: as lâmpadas de LED não contêm metais pesados, o que permite seu reaproveitamento, e seu descarte é menor se comparado a uma lâmpada comum devido ao tempo de vida útil. Outra vantagem é não gerar calor, o que resulta em ambientes mais frescos, diminuindo a necessidade de ar condicionado.
QUALIDADE: possui um facho definido o que permite iluminar pontualmente o que se deseja sem perda de luz, além do fato de não emitir luz infravermelha e ultravioleta. Sendo assim, não queima a pele nem desbota tecidos, podendo inclusive ser utilizada em ambientes que contém obras de arte.
Para ter acesso a tantos
No Brasil, o Ministério de Minas e Energia sugere uma reavaliação no sistema das lâmpadas incandescentes para que as mesmas se tornem mais eficientes, ou não estarão mais presentes no mercado em 2016.
Juan Câmara é Arquiteto e Urbanista pelo CES/JF – PUC/MG. Pós-graduado em CBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e Pós-graduando em Master em Arquitetura pelo IPOG/BH. Sócio-Diretor do escritório MXT | Arquitetura + Design, responsável pela criação e implementação de projetos de arquitetura e design. Saiba mais clicando aqui.