O led na ilumina??o

Por

O led na ilumina??o
 Juan Câmara 11/01/2014

O led na iluminação

Hoje muito se fala sobre sustentabilidade, reutilização, reciclagem e diminuição de desperdícios, contudo surge o questionamento de como aplicar esses princípios no nosso dia a dia de forma eficiente. Para responder a esta nova demanda foi criada a iluminação de LED, sigla derivada do inglês Lighting Emitted Diodes, que em português significa diodo emissor de luz, ou seja, um sistema que gera luz com baixo consumo de energia.

Inicialmente, o LED foi muito utilizado como luz indicadora em dispositivos, botões de liga/desliga, calculadoras e relógios. Atualmente pode ser utilizado em ambientes residenciais, comerciais, industriais em interiores e fachadas e até mesmo em vias públicas.

É importante ficar atento, pois existem dois tipos de LEDs no mercado:

LEDS DE BAIXA POTÊNCIA: possuem um custo mais acessível, mas não são indicados para iluminação de ambientes. Seu uso limita-se a iluminação de dispositivos.

LEDS DE ALTA POTÊNCIA: são utilizados para a iluminação geral de ambientes ou para dar destaque a pontos de interesse.

A iluminação LED possui inúmeras vantagens se comparada à iluminação incandescente tradicional, tais benefícios fazem toda diferença na hora de convencer o consumidor a investir na nova tecnologia. Veja abaixo alguns pontos que podem favorecer a escolha do LED:

ECONOMIA: uma lâmpada LED pode reduzir de 80% a 95% o consumo de energia.

DURABILIDADE: a lâmpada de LED possui uma vida útil entre 50 a 100 mil horas. De acordo com dados da Phillips, se considerarmos um uso diário de duas horas e meia uma lâmpada comum duraria 8 meses enquanto uma LED teria durabilidade de 25 anos.

SUSTENTABILIDADE: as lâmpadas de LED não contêm metais pesados, o que permite seu reaproveitamento, e seu descarte é menor se comparado a uma lâmpada comum devido ao tempo de vida útil. Outra vantagem é não gerar calor, o que resulta em ambientes mais frescos, diminuindo a necessidade de ar condicionado.

QUALIDADE: possui um facho definido o que permite iluminar pontualmente o que se deseja sem perda de luz, além do fato de não emitir luz infravermelha e ultravioleta. Sendo assim, não queima a pele nem desbota tecidos, podendo inclusive ser utilizada em ambientes que contém obras de arte.

Para ter acesso a tantos benefícios, é preciso investir. As lâmpadas de LED chegam a custar 20 vezes mais que uma lâmpada incandescente tradicional. Mesmo assim, a economia a longo prazo aliada a todas as vantagens tem despertado a atenção dos consumidores. De acordo com a empresa Phillips, 50% de toda a iluminação mundial será a base de lâmpadas de LED até 2015, e poderá atingir 75% em 2020.

No Brasil, o Ministério de Minas e Energia sugere uma reavaliação no sistema das lâmpadas incandescentes para que as mesmas se tornem mais eficientes, ou não estarão mais presentes no mercado em 2016.


Juan Câmara é Arquiteto e Urbanista pelo CES/JF – PUC/MG. Pós-graduado em CBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e Pós-graduando em Master em Arquitetura pelo IPOG/BH. Sócio-Diretor do escritório MXT | Arquitetura + Design, responsável pela criação e implementação de projetos de arquitetura e design. Saiba mais clicando aqui.