Saiba como escolher o melhor sof?

Por

Saiba como escolher o melhor sof?
Luiz Henrique Duarte 19/09/2014

Saiba como escolher o melhor sofá

Uma casa arrumada precisa ter um sofá nobre, que impõe a sua personalidade. O sofá, reflete o aconchego da sala, é o seu cartão de visitas, promove as boas-vindas para receber alguém. Nada de sofás gastos, coberto por mantas, escondendo manchas ou rasgados, duros com o desgaste do tempo e com cheiros acumulados por falta de manutenção. Unir preço e a qualidade de um bom produto requer algumas dicas práticas.

1- O Tamanho

Tire as medidas do ambiente, assim como o canto que o sofá ficará. Lembre-se de deixar uma distância de 70cm nas laterais para circulação ou colocar uma mesa de canto. Entre a mesa de centro e o sofá, deixe uma distância de 50cm a 90cm.Verifique o espaço para ver a localização das portas e janelas também. Faça até um desenho, leve com você na loja, peça ajuda.

2- O sofá passa nas portas?

O tamanho das portas, hall, escadas, elevadores, mesmo sendo padrão, permite que o sofá chegue até o local desejado? Não adianta comprar o modelo mais lindo, moderno,c om o tecido mais nobre, se nem da sua porta passa. Atente para isso, uma pessoa que conheço, comprou um jogo de sofás sem tirar as medidas, nem preciso falar o final.

3- Função: Sala de tv, Sala de estar, Sala de Estar com Tv

Tv: preferência os assentos mais profundos, com uma ou duas chaises nas pontas, são os mais confortáveis. Encosto móveis acomodam a cabeça e relaxam.

Estar: na sala de visitas, assentos profundos são desconfortáveis. Prefira os de assento curto, melhora o conforto para essa finalidade, são aconchegantes e parece que você acertou em cheio na escolha. Conforto garantido para servir do café ao licor, a ergonomia corporal agradece.

Estar com TV: escolha sofás expansíveis, que esticam o assento na hora de assistir a um filme, voltando ao normal para receber as visitas depois.

4- Número de lugares

Para ficar confortável, cada assento deve ter no mínimo 80cm de largura. Dependendo da medida do sofá, é preferível ter dois lugares largos, do que apertados.

5- Paleta de Cores e Tecidos

Os sofás de fibras naturais, como o linho, nos tons pastéis, são os ideais. Ficam bem em qualquer lugar do ambiente. Os de couro são fáceis de limpar e resistentes (o branco ao preto, passando pelos tons de bege). O suede, tecido que lembra uma camurça, promove um clima de aconchego com um toque acolhedor. O tom preto, cria uma atmosfera nobre, como os tons de cinza.

6- Conservação

Não permita que a luz solar irradie diretamente sobre o seu sofá, use as cortinas e persianas para isso.
Compre sofás que já venham impermeabilizados ou pague para o serviço, a durabilidade corresponde com o investimento.
Sofás antigos, poder ser limpos com água e detergente neutro, com um pano limpo, sem esfregar para não danificar as fibras. Os novos também, caso precise.

Mercado Atual

Todos os dias surgem novidades de tecidos e modelos, procurei informações em uma loja local, onde Francime Blumer (consultora de vendas), mostrou vários modelos, explicou sobre seu uso, dividiu comigo seus conhecimentos. A camurça biônica não permite que o tecido risque, arranhe ou desfie, prático para ambientes com muita circulação de pessoas, como crianças e até animais. Nesta loja, os sofás são adaptados de acordo com a necessidade do seu ambiente, podendo ser feito com o tamanho adequado, diferenciando nas medidas do assento e braços. Cada um, mais diferenciado que o outro, exclusivos, imponentes.

A estrutura de aço galvanizado compõe a maioria dos sofás, enquanto a precinta italiana no assento permite maior resistência.

Todos os modelos mostrados na entrevista, do preto ao bege, passando pelo linho, seguem na sequência.

Evite:

  • Sofás coloridos ou estampados, deixe para as almofadas
  • Tapetes rústico com tecidos nobres, podendo quebrar as regras
  • Mantas sobrepostas inadequadamente
  • Sofás grudados nas paredes, deixe um espaço de 20cm

Quadros próximo do encosto, evite esbarrar com a cabeça

As fotos de Jorge Júnior, seguem com exclusividade.

Ficha técnica:

Agradecimentos: Francine Blumer ( consultora de vendas e d.interiores).

Proibida a reprodução total ou parcial, do uso de texto e imagens.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.