Ladrilhos hidr?ulicos: saiba como usar
Ladrilhos hidráulicos: saiba como usar
O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento artesanal, onde sua base é o cimento. Seu apogeu foi entre o século XIX e meados do século XX. Atualmente, o resgate da estética do passado, aliado com a busca de soluções para revestimentos exclusivos e personalizados, contribuiu para a produção do material. Hoje é usado em paredes, pisos e móveis.
No Brasil
Os primeiros ladrilhos hidráulicos chegaram ao Brasil vindos de Portugal, da França e Bélgica. No final do século XIX, a arte da fabricação foi ensinada aos imigrantes italianos, que moravam em São Paulo, onde surgiram as primeiras fábricas.
Como Usar
- Podem ser utilizados como elementos decorativos em cozinhas, áreas gourmets, banheiros e lavabos, locais de grande circulação de pessoas como calçadas, restaurantes e lojas.
- Hall de entrada e escritórios, para setorizarem os ambientes e espaços.
Dicas
- O jogo de luzes favorece o destaque
- Cuidado com as misturas para não carregar demais o ambiente
- Aproveite o que você já possui em termos de móveis e acessórios, partindo para a combinação dos ladrilhos
- Ideal para compor ambientes neutros para receber um canto de destaque
Desenhos e Formas
- A partir da escolha do molde, é possível criar as mais diversificadas cores e paginações.
- Podem ser produzidos de logomarcas à painéis de patchwork.
- Assentamento e Manutenção
- No processo de montagem, o arquiteto, fabricante ou designer de interiores, deve fornecer a planta técnica para o profissional da montagem. Normalmente é feito com a junta seca, o cliente pode optar pelo rejunte ou argamassa, porém deverá ser indicada pelo fabricante.
- A manutenção deverá ser feita com água e sabão neutro, jamais usar produtos ácidos.
Reprodução Adesiva
No mercado, existem reproduções em adesivos vinílicos, fácil de aplicar. Podem ser usados em banheiros e cozinhas, não soltam, porém não permitem a limpeza com produtos específicos, somente um pano úmido.
As fotos seguem como exemplo, das diversas maneiras de usar.Encontre a sua,seja criativo!
Ah! Quase esqueci, também existem cerâmicas ou azulejos, que imitam bastante, porém nada melhor do que ter os originais ,produzidos artesanalmente, não tem charme e "bossa" maior!L
Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.