Saiba como colocar quadros em paredes
Saiba como colocar quadros em paredes
Expor quadros, gravuras e fotografias em todos os ambientes de uma casa, usando a arte como forma de expressão, cria harmonia dentro do espaço, garantindo uma personalidade e promovendo uma atmosfera aconchegante. As paredes possuem alma, carregam as cores e limitam os lugares, porém podem ser leves e contar histórias.
Quadros
Todo mundo tem um, com apelo decorativo ou que remetem à lembranças, herdados ou comprados em qualquer ocasião. O que importa é saber adaptar para o seu espaço. Os quadros, deverão estar centralizados na parede proposta, com uma distância do chão de 1,50 à 1,60 m. Caso use mais de um, faça uma composição harmônica, podendo deixar um espaço de 15 cm entre eles. Outra opção será deixá-los próximos, sem este espaço, dependendo da proposta.
Gravuras
Às gravuras com fundos claros, podem ser expostas em paredes com cores quentes, as de fundo escuro, expostas em paredes neutras, criando o contraste de cores necessário para a valorização do ambiente. À regra pode ser quebrada, abrindo sempre novas possibilidades de uso.
Fotografias
É uma tendência contemporânea humanizar às paredes com plotagens de fotos reproduzidas em quadros, criando uma identidade estética no espaço. Às fotos devem ser expostas na área íntima da casa, como quartos, corredores, escadas, salas de convívio. Os retratos em pintura podem ser colocados em qualquer local, como os desenhados.
Dica: Esta questão atualmente, pode ser aberta, nada impedindo de serem expostas em uma parede da sala, por exemplo. Tudo depende de como é feito e da integração com o local.
Lembre que uma moldura deverá ser usada, ficando com o aspecto de quadro, com o tamanho desejado.
Iluminação
O efeito lumínico destaca o que está sendo exposto nas paredes, causando um impacto surpreendente, com o uso de lâmpadas adequadas para valorizar à obra. O quadro, deverá ficar abaixo do foco de luz, com o cuidado para não causar danos em suas cores.
Dicas: Use lâmpadas adequadas para esta função. Você pode apenas melhorar sua iluminação central da sala, aumentando a luminosidade, existem lâmpadas econômicas, que gastam menos do que as tradicionais.
Cada caso de iluminação deverá ser analisado para um resultado eficaz, mas o básico seria uma luz que evite reflexos excessivos nas obras.
Visibilidade
Toda obra deverá ser exposta na altura dos olhos, para poder ser visualizada em qualquer ângulo da sala ou ambiente, levando em consideração o tamanho médio padrão de altura do corpo humano.
Dica: Quadros altos ficam deselegantes, parece que a sua parede ficou mau projetada, chegando até a comprometer todo o espaço.
Volume
Nunca, coloque quadros grandes em "paredes pequenas", ou vice-versa, podendo gerar um desequilíbrio visual para o ambiente, causando um certo desconforto. Porém, em um espaço pequeno, um quadro maior, poderá ser exposto, promovendo uma sensação de amplitude, com uma proporcionalidade equilibrada.
Toques
- Obras de arte devem ocupar um lugar de destaque nas paredes de qualquer ambiente.
- Os quadros atrás dos sofás, devem ter uma distância de 25 cm do topo, para não causar desconforto ao usuário.
- À distância para as "quinas" de 30 a 60 cm.
- Sobre um aparador, buffet ou cômoda, uma distância mínima de 20 cm do móvel.
- Faça moldes de jornal, do tamanho dos quadros, coloque nas paredes, para uma breve noção de como ficará.
- Nunca coloque vasos com flores exagerados na frente das obras, ou objetos decorativos grandes, impedindo de serem visualizados.
- Alinhe sempre os quadros pelas partes "superiores" ou "inferiores".
Escolha
As obras são escolhidas pela "afinidade" e o "valor sentimental", podendo ser valorizada pela "afetividade"e a "representatividade" que causará para cada um, assim como o seu "significado".
Faça você
Caso tenha habilidade, desenhe, coloque em molduras fotos de sua família, ou até pôsteres que você possa imprimir da internet, o que importa é saber "humanizar o seu canto", ganhando um pouco de vida e alegria!
Molduras
Atualmente as molduras são leves, retas e com o predomínio de cores que não comprometam o ambiente, para garantir um excelente efeito. As cores quentes podem e devem ser usadas, basta saber qual o tipo de obra que está recebendo um tratamento para ser exposto.
Dicas: Quadros de paisagem, pinturas clássicas em geral, requer molduras clássicas, porém sem exageros, seguindo as cores neutras.
Fotografias, requer geralmente molduras escuras, para uma valorização imediata, porém não é regra.
Gravuras, molduras de cores leves, quando desenhadas em traços que o artista use técnicas à lápis.
Pôsteres de "art-pop", molduras coloridas, que remetam às origens da obra.
Livro
Até os famosos livros de colorir, você pode aproveitar, criando nas gravuras, um colorido seu e expondo nos ambientes de sua casa, liberando o artista que existe em você, gastando pouco.
Coleções
Você ainda poderá expor pratos, ou tudo que puder aproveitar de uma maneira criativa e inusitada, lembrando sempre de desenhar composições com esses elementos nas paredes, tornando um ambiente extremamente agradável e diferente.
Às fotos seguem na sequência para ilustrar nossas dicas.
Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.