Confira dicas para reaproveitar pallets em sua casa ou escritório

Por

Confira dicas para reaproveitar pallets em sua casa ou escrit?rio
Luiz Henrique Duarte 30/04/2015

Confira dicas para reaproveitar pallets em sua casa ou escritório

Com uma dose de criatividade, muita habilidade, podemos desenvolver ideias e criar soluções para novos espaços. Baseando-se em conceitos originais, viabilizando o reaproveitamento e partindo para o desenvolvimento de um mobiliário prático, adaptamos os "pallets" na decoração de interiores e na arquitetura atual. Resistentes e fáceis de serem transformados, é uma tendência sustentável e inteligente.

Pallets

É uma palavra original do francês, que significa um "estrado de madeira", utilizado para o transporte de mercadorias e cargas em geral, otimizando sua proteção e segurança, evitando estragos e danos.

Brasil

Há informações que foram introduzidos no país, por volta de 1990, conforme a "ABRAS" e o "COMITÊ de PALETIZAÇÃO", o "CPP", com a assessoria do "Instituto de Pesquisas Tecnológicas", da Universidade de São Paulo, IPT-USP.

Medidas

Às medidas de 1,00m x 1,20m é o tamanho encontrado deste material, composto de madeira "PINUS", onde o mais utilizado é o "one way" (descartável após o transporte das mercadorias). A norma "NINF 15", visa garantir à segurança sanitária das operações realizadas com os "pallets", garantindo sua função e qualidade.

Design

Atualmente, o "eco design", está em evidência, com o uso de materiais que seriam descartados ou jogados fora. Os pallets, podem ser introduzidos na decoração de interiores e exteriores, pois são altamente adaptáveis para a criação de um mobiliário prático e até conceitual, em qualquer tipo de ambiente.

Dica: Os espaços com pallets ganham uma "pegada" contemporânea é diferente.

Limpeza

Antes de criar qualquer tipo de mobiliário, devemos criar o hábito de limpá-los corretamente, evitando qualquer tipo de impurezas proveniente do seu transporte ou locais de passagem. Para este procedimento, use água sanitária, diluída em um balde com água, passada na superfície com uma escova de roupas e com o uso de luvas.

Dicas: Não esfregue, devido à madeira ser porosa. Deixe secar ao sol.

Escolha

Para escolher os pallets corretos é preciso verificar alguns detalhes, para a utilização deste material multifuncional.

- Verifique os estilhaços de madeira soltas.
- Prefira placas livres de "pregos".
- Saiba à procedência, nunca recolha de terrenos abandonados
- Considere o que foi transportado.
- Evite os quebrados.

Pintura

Uma excelente pintura, garante um móvel equilibrado esteticamente e com harmonia. É preciso saber usar as tintas adequadamente, para dar uma nova cor e obter um efeito surpreendente. O uso de uma padronização das cores promoverá uma atmosfera acolhedora e despojada dentro do seu espaço.

Dicas: Lixe com uma lixa 80 e repita com a 100, delicadamente.
Passe um pincel ou rolinho com uma "base" para receber a pintura.
Use uma tinta à base de água, pode ser esmalte.
Pinturas com efeito "automotivo" estão em evidência.

Acabamento

Caso prefira à madeira "in natura", use verniz em spray que é fácil de aplicar e resiste ao tempo.

Sugestões

Um mobiliário diferente, prático e resistente poderá ser elaborado, para qualquer espaço desejado dentro dos diversos ambientes, como aparadores para som e TV, mesas de centro e de reuniões, mesas de apoio, camas para quartos, painéis diversos, sofás e módulos de apoio, puffs, cadeiras e vários objetos.

Os sofás, são os mais fáceis de fazer e para ambientes externos use tecidos como o "aquablock". Compre sempre espumas confortáveis para garantir uma ergonomia favorável ao usuário. Coloque rodízios sob os pallets de 80mm, com à cabeça chata para aglomerado, de 4x25mm, conforme nossas consultas.

Caso tenha um novo método, use e compartilhe conosco!

Onde encontrar

Em Juiz de Fora, alguns supermercados e indústrias da região, ou o Ceasa, desfazem deste material sem custo, e muitas vezes são vendidos por um valor simbólico, depende dos coordenadores da logística operacional de cada empresa.

Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.