Dicas para aproveitar espa?os de um apartamento de 45m?

Por

Dicas para aproveitar espa?os de um apartamento de 45m?
Luiz Henrique Duarte 31/07/2015

Dicas para aproveitar espaços de um apartamento de 45m²

Atualmente, com os espaços cada vez menores, devemos buscar soluções criativas para idealizar ambientes multifuncionais. Com o uso de um mobiliário elaborado para cada ambiente, a sensação de amplitude pode ser propagada em todos os "small projects".

Criatividade

Para saber aproveitar os espaços de maneiras inteligentes, priorizando pelo conforto, bem estar e a qualidade de vida, a criatividade é a nossa maior aliada. Devemos deixar nossas inspirações pessoais e as necessidades traduzirem um conceito charmoso e prático para compor a arquitetura e o design do local.

Dicas: Criar um projeto é facilitar as nossas necessidades, otimizando soluções e criando alternativas.
Os espaços bem planejados ganham funcionalidade e satisfação.

Espaços

Todos os espaços deverão ser analisados e distribuídos conforme as prioridades de cada usuário, visando uma análise de seus hábitos e costumes domésticos. Um espaço bem aproveitado, garante a melhor forma de aplicar possibilidades simples e inteligentes.

Funcionalidade

Os ambientes podem adquirir várias funções, porém setorizados por elementos que identifiquem cada uma. A melhor maneira de saber adaptar funções divergentes para cada ambiente é saber setorizar cada "coisa" em seu devido lugar. As salas integradas com as cozinhas americanas, criando revestimentos específicos nas paredes como identificadores dos espaços já é uma dica.

Espelhos

É uma ótima opção para promover a amplitude e a sensação de espaço. Devem ser expostos sobre os revestimentos de uma, duas paredes no máximo. De preferência para as paredes com maior metragem e visibilidade, "abrindo o olhar espacial".

Dicas: Os espelhos em salas de estar e jantar enfatizam a amplitude.
Cuidado ao colocar espelhos até a metade das paredes, saiba evidenciar detalhes para não "achatar"o ambiente.

Paredes

Para viver em harmonia em um "small space", você pode juntamente com arquitetos e engenheiros verificar as possibilidades de eliminar paredes ou promover aberturas, integrando os espaços.

Dicas: Atente para colunas, vigas. Peça sempre um laudo técnico.

Circulação

Nunca comprometa a área de circulação dos espaços com móveis desnecessários e com tamanhos inadequados. Elimine mesas pontiagudas, sofás "robustos", cadeiras e poltronas grandes. Não use nada com uma proporção elevada no tamanho.

Dica: Uma área de circulação para um apartamento com metragem reduzida deverá ser bem analisada é muito bem estudada.

Mobiliário

Um mobiliário confortável, aconchegante e agradável não precisa ser enorme. O conforto está no design, na proporção ergonômica, na elaboração dos materiais usados e na forma de como é colocado no ambiente.

Dicas: Os móveis mais baixos oferecem uma possibilidade de aumento do espaço. Muitos móveis, diminuem as áreas livres de acesso aos ambientes e "entulham".

Cores

As cores podem ajudar ou não o seu espaço. Não há regras ou verdades para serem seguidas. Cada ambiente é único, cada projeto é personalizado e a propagação das cores em um espaço podem sofrer interferências lumínicas relativas de cada local. Tudo deverá ser testado.

Dicas: É verdade que a paleta de cores neutra amplia e promove a sensação de espaço.
As cores precisam estar em harmonia com o tipo de espaço, ambiente pretendido e o mobiliário usado.

Nossa sugestão

Com um estilo contemporâneo e despojado para viver, a praticidade foi uma questão muito observada. A funcionalidade dos ambientes, permitiu um "layout" aberto, unindo os espaços e ampliando os ambientes. Na cozinha o contraste do "tecnocimento" das paredes e a laca azul dos armários, além dos pendentes bronze da iluminação pontual. A escada ganhou concreto aparente em todo revestimento e tubos hidráulicos que funcionam como "elementos divisores", delimitando os ambientes.

Quarto - localizado no mezanino, revê iluminação natural.
Estar, jantar e cozinha - integradas e setorizadas em um único espaço.
Altura - pé direto alto, com painel de vidro e cortina rolô.
Cores - presença dé cores quentes e cores frias como amarelo, azul, cinza.
Madeira - lâminas de madeira freijó revestindo mdf, criando aconchego ao lugar.

Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.