Decoração High Low: peças baratas e sofisticadas misturadas
Decoração High Low: peças baratas e sofisticadas misturadas
O mix de peças sofisticadas e simples, permitem compor os ambientes, criando espaços diferenciados. O estilo, é um "hit" super atual no design de interiores, que abrange várias possibilidades de uso, resultando em projetos despojados e autênticos, misturando móveis e objetos em uma junção do "caro e barato".
Significado
Traduzindo, "High Low", ao pé da letra, significa "alto" e "baixo". Também é conhecido como "Hi Lo", uma mistura homogênea do chic e do popular. O popular não significa popularesco, peças sem função ou fora do contexto, pelo contrário. O chic compõe as peças de "design", móveis assinados por designers conhecidos e os recém-lançados.
O popular abrange desde um tapete feito com todo o carinho por um artesão local, vendido por um preço menor, acessível a todos, como um cesto de palha, uma escultura de barro. Acho sensacional esta mistura, sou apaixonado pelo popular. Vasculho tudo, valorizo a arte manual e sempre integro em meus projetos.
Origem
A moda, surgiu no início dos anos 90, uma grande novidade que virou febre nos projetos de interiores. Uma tendência que faz e revela toda uma diferença nas decorações diversas, onde o espaço ganha uma identidade, promovendo a personalidade do seu proprietário. É o "bom gosto" pessoal, elaborado em detalhes e vivências, sonhos e paixões, mobiliário e objetos diversos em plena e total harmonia.
Artesanal e Tecnológico
O "artesanal", é uma paixão brasileira, remete às origens, fazendo surgir ambientes meramente ilustrativos dos diversos estados de nosso país. É o apelo folclórico belíssimo, suas tradições e crenças, hábitos e costumes regionais. O "tecnológico", é o avanço dos materiais e as conquistas das pesquisas realizadas pelo homem, para o bem estar social e moral, refletindo na estética e no conforto para nossas casas.
O artesanal é o despretensioso, a alma do criador, o Low. O High é a peça grifada, com um preço mais alto.
Dicas: O artesanato mineiro é maravilhoso, como os santos de barro feitos pelos artesãos do Vale do Jequitinhonha. O tecnológico é um objeto assinado pelo designer Philipe Stark, a poltrona Molly do saudoso Sérgio Rodrigues, aliam conforto e pesquisa de materiais.
Lojas Populares
Sou o maior incentivador de pesquisar tendências e adquirir objetos em lojas populares, para o complemento de um projeto de interiores ou até mesmo servir como referência para um ambiente que precise ser composto com outros itens decorativos, baratos e elegantes.
Dicas: Tudo precisa de olho clínico, bom gosto e saber exatamente qual será sua função dentro de nossas casas. Um olhar atento, identifica um objeto de decoração que fará toda a diferença.
Feiras de Artesanato
A melhor opção é garimpar produtos em feiras de artesanato, unindo o bom preço, a qualidade e valorizando nossa arte. Você pode escolher objetos que completem o seu estilo decorativo, criando sempre novas possibilidades de uso.
Dicas: As velas destas feiras são sempre um charme e oferecem uma grande durabilidade.
As almofadas de "crochê", misturadas com outras, é tendência.
Bandejas rústicas elaboradas à mão, são "its" para os ambientes.
High
Um mobiliário High, é composto por aparadores, cadeiras, poltronas, luminárias, mesas, e vários outros objetos e peças de móveis que definem este conceito. Uma boa peça de design, é sempre valorizada, podendo ser até mesmo o centro das atenções do espaço.
Dicas: Coloque sempre seu mobiliário ou objeto de design, próximo de itens mais simples, fazendo um valorizar o outro. O "diálogo" das peças e do mobiliário é que garante um ambiente com estilo.
Novas Funções
É muito comum neste estilo de decoração, o mobiliário ou objeto, como aparadores, caixas, cadeiras, ganharem novas funções de uso e de aproveitamento do espaço. Isso tudo resultará na reciclagem de ideias e na forma que você irá usar. É muito prazeroso validar o reuso de móveis.
Dicas: Penteadeiras podem virar um bar, dentro de sua sala.
Caixotes e pallets oferecem diversas funções. Banquetas de caixotes podem contrastar com as cadeiras Pattom.
Nossa Sugestão
Bom, eu adoro este estilo! Todos somos um pouco ou muuuuitoo High Low. É prático, democrático e super acessível para todos os contextos da arquitetura e do design de interiores. Ao mesmo tempo que criamos um espaço simples e elaborado dentro de um ambiente, a sofisticação faz contraste com elementos básicos, simples e que podemos usar a nossa criatividade para fazer o diferencial de cada lugar. Através desta maneira, adquirimos o hábito de reciclar móveis de família e completar o nosso mobiliário com outras aquisições, independente do preço e da origem.
As fotos abaixo ilustram nossas dicas e sugestões!
Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.