Detalhes aconchegantes na decoração contemporança
Detalhes aconchegantes na decoração contemporanêa
A maioria dos ambientes reúne características únicas, com detalhes singulares, levando a criação de uma identidade própria, garantindo o aconchego, conforto, harmonia e praticidade de todo o espaço. Na criação, idealização e execução de um projeto, seja na arquitetura ou no design de interiores, os detalhes devem ser elaborados e pensados, como estratégia para chamar toda a nossa atenção, seja através de artifícios ou simples recursos criados dentro do espaço, para fazer toda a diferença. A melhor forma e maneira de destacar algum canto do ambiente, é saber criar um layout adequado e usar adornos ou elementos decorativos corretos, para promover a harmonia na medida certa, irradiando energia e mostrando que aquela casa está habitada.
Atualmente, é muito fácil criar ambientes com detalhes que são capazes de surpreender os usuários e todos os seus amigos, familiares e parentes, além de traduzir todo o estilo e a personalidade do dono da casa. Cada vez mais, os espaços estão adquirindo identidade própria, com o aproveitamento de tudo aquilo que já possuímos e não sabemos como usar. O grande sucesso para deixar um ambiente acolhedor e do seu jeito, é não sobrecarregá-lo demais, evitando usar elementos decorativos desnecessários.
Para unir o útil ao agradável, detalhes são tudo aquilo que deixa o ambiente inusitado, alegre, e ao mesmo tempo encantador, leve e deslumbrante, pela sua forma e simplicidade. Os detalhes na decoração de interiores, podem ser considerados como uma particularidade minuciosa, que gera impacto, merece um comentário, agrega a proporção certa com criatividade e harmonia, em uma plena e total adequação dos adornos e acessórios de desing dentro do ambiente, que são capazes de destacaram-se por si.
Os detalhes podem ser observados em peças e móveis herdados de família, souvenirs adquiridos em uma viagem, objetos de arte, tapeçaria, lustres, que criam um argumento diferente e personificam uma casa. Independentemente do seu estilo, seja clássico, clean, retrô, romântico, shabby chic, vintage, o mais recomendado é gastar pouco para aproveitar tudo o que já possuímos, exceto com papéis de paredes ou materiais de revestimentos.
As novas tendências surgem sempre, geralmente, a cada estação do ano, onde podemos aproveitar essas ideias e criar "cantos" dentro de nossas casas, que além de renovar sempre nossa decoração, contam a nossa história e traduz quem somos. Os detalhes são formas de deixar qualquer casa sempre arrumada, mantendo a nossa decoração sempre contemporanêa.
A melhor forma de criar detalhes para deixar qualquer ambiente com uma atmosfera aconchegante, calma, irradiante e com um toque acolhedor, podendo ser usado e adaptado em todos os espaços, é saber agrupar tudo aquilo que já existe dentro de sua casa, com equilíbrio e harmonia. A consultora de vendas e designer de interiores, Elaine Almeida, idealizou várias maneiras para ilustrar com bom gosto e estilo nossas dicas e sugestões.
A sala de jantar contemporanêa, chama a atenção, pela paleta de cores utilizada e o papel de parede 70cm X 70cm, de procedência alemã, composto em detalhes geométricos. A mesa retangular, em laca fosca fendi, contrasta com as confortáveis cadeiras, revestidas em tecido de linho bege, uma tendência atual. As ânforas na cor preto, ganham destaque pela unidade e proporção correta. O buffet, expõe adornos atemporais, como uma escultura mística e a vegetação natural, que cria uma humanização sofisticada para o ambiente. Um pendente, em cristal, está posicionado estrategicamente sobre as mesas de apoio, e as esculturas de ferro, no chão.
Os quadros estão expostos de forma inusitada, mostrando as novas possibilidades para serem apreciados e destacados, "a ideia aqui é agrupar, a sugestão do dourado e do bronze envelhecido, que está em alta, no momento, é a composição, além do barzinho, que entrou para compor com o espelho e os quadros", explica Elaine.
Em outro ambiente riquíssimo em detalhes, visando o conforto e o bem estar, dois recamiers, em tweed preto e branco, recebem o acabamento em pés de aço e estão ladeando, uma mesa em laca clara, onde, um sofisticado tabuleiro de xadrez, em vidro, garante a diversão e os prazerosos momentos de descanso e relaxamento. Uma cômoda Bombê, em laca off-white, recebe um cachepô caramelo, com vegetação permanente e outra escultura mística. No lado oposto, uma confortável poltrona, em tecido de suede bege, ganha mesas de apoio para revistas e taças.
Um detalhe, criado para os apreciadores da cozinha gourmet é a mesa exposta, com sousplat em melanina estampado e aparelho de jantar em louça branco. As elegantes cadeiras em patwork, das cabeceiras, são uma releitura de um modelo Charles Eames, e garantem a ergonomia e o conforto necessário. As almofadas em paetês, da sala de estar, garantem o brilho do espaço, com um destaque para a mesa de centro, onde uma bandeja com taças, deixam o ambiente prático e despojado, além da escultura do artista plástico Yure Mendes, que rouba todas as cenas.
E para criar detalhes para as estantes, seja em prateleiras, pequenos ou grandes nichos, o jeito é agrupar alguns objetos pessoais, equilibrando a forma e o volume, provocando uma simetria uniforme, "o critério, que a gente utiliza é a colocação das peças, e não precisa ter muitas peças, você pode decorar, com pouca coisa, aquilo que tem em casa, você decora de uma forma harmônica, e eu sempre penso no equilíbrio. Coloquei os livros todos em uma parte só, para deixar a parte de cima mais vazia, e dar o toque da cor do amarelo", explica Elaine, além das miniaturas de cadeiras utilizadas, que são peças de coleção.
É fácil criar detalhes em qualquer espaço, aproveitando realmente tudo o que já faz parte do seu acervo, para deixar sua casa gostosa, leve, com a sua cara. Cantinhos aconchegantes precisam de ter a "cara" do dono da casa, para possibilitar o conforto, garantir as boas risadas e conversas agradáveis. Um quadro que você coloca de forma diferente, uma manta sobreposta sobre o sofá ou um bouquet de flores desidratadas, já garantem personalidade ao espaço. Use e abuse da sua criatividade, faça sempre o melhor, mas faça com o coração!
As fotos de Angeliza Lopes Aquino registram.
Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.
Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com