Banhos podem representar riscos é saúde
Banhos podem representar riscos à saúde Além de receber tratamento adequado, a água utilizada deve ser armazenada de forma correta para evitar a ação de micróbios
Repórter
26/10/2009
Muitas pessoas não fazem ideia, mas o banho, que deveria ser um momento de relaxamento e higienização pessoal, pode representar riscos à saúde. Caso a água utilizada no banho esteja contaminada, o número de micro-organismos presentes pode ser grande e acarretar uma série de doenças.
De acordo com a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutora em Saúde Brasileira, Sandra Tibiriçá, 85% das doenças diagnosticadas no Brasil são provenientes da água contaminada. "É muito importante que a população esteja sempre atenta a questões referentes ao saneamento básico e aos cuidados individuais no trato da água."
Entre os micróbios patogênicos que podem estar presentes na água não cuidada devidamente estão vírus, bactérias e parasitos, conhecidos popularmente como vermes. As principais doenças são aquelas que acometem o aparelho gastrointestinal, como hepatite A, febre tifóide, cólera, giardíase, amebíase, entre outras (ver quadro). Entre os sintomas estão diarreia, dor abdominal, vômito, desidratação, febre, entre outros.