Banhos podem representar riscos é saúde

Por

Banhos podem representar riscos à saúde Além de receber tratamento adequado, a água utilizada deve ser armazenada de forma correta para evitar a ação de micróbios

Aline Furtado
Repórter
26/10/2009

Muitas pessoas não fazem ideia, mas o banho, que deveria ser um momento de relaxamento e higienização pessoal, pode representar riscos à saúde. Caso a água utilizada no banho esteja contaminada, o número de micro-organismos presentes pode ser grande e acarretar uma série de doenças.

De acordo com a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutora em Saúde Brasileira, Sandra Tibiriçá, 85% das doenças diagnosticadas no Brasil são provenientes da água contaminada. "É muito importante que a população esteja sempre atenta a questões referentes ao saneamento básico e aos cuidados individuais no trato da água."

Entre os micróbios patogênicos que podem estar presentes na água não cuidada devidamente estão vírus, bactérias e parasitos, conhecidos popularmente como vermes. As principais doenças são aquelas que acometem o aparelho gastrointestinal, como hepatite A, febre tifóide, cólera, giardíase, amebíase, entre outras (ver quadro). Entre os sintomas estão diarreia, dor abdominal, vômito, desidratação, febre, entre outros.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Últimas Notícias