Preparação de alimentos necessita de cuidados especiais
Preparação de alimentos necessita de cuidados higiênicos especiais
Primeiro procedimento que deve ser feito é a lavagem das mãos. Nutricionista alerta que objetos em madeiras não devem ser usados na cozinha
Repórter
22/5/2012
O processo de preparo das refeições na cozinha necessita de cuidados especiais em relação à higiene, afinal, trata-se do alimento que vai ser consumido. Essas medidas, além de simples, não podem ser esquecidas. De acordo com a nutricionista e mestranda em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Wanessa Aquino, a primeira coisa a ser feita é lavar bem as mãos, com uma pequena quantidade de detergente neutro.
"Todo manipulador de alimentos deve executar as tarefas sem anel, cordão e brincos. Além disso, as unhas devem estar cortadas", diz. Outra recomendação da nutricionista é para as vestimentas. "É fundamental usar jaleco, touca e avental. No caso de restaurantes, geralmente os profissionais usam uniformes."
Segundo Wanessa, os utensílios de cozinha são possíveis focos de proliferação de fungos e bactérias. Objetos em madeira, como colheres e tábuas de carne, devem ser substituídos por plástico. Os talheres não devem ser usados em vários alimentos, para que o agente da contaminação não seja transferido para um lugar que até então estava limpo. "Se a pessoa usa o garfo em um alimento cru e depois utiliza o mesmo objeto para um prato pronto, pode acabar contaminando algo saudável, gerando uma contaminação cruzada", explica. Outra observação da mestranda é para com os utensílios de plásticos. "Eles devem ser trocados sempre que tiverem arranhados ou com algum furo", aconselha. Lixeiras em cima da pia e plantas no ambiente também não devem ser utilizados.
- Cozinhas americanas garantem praticidade e servem como extensão da sala
- Despensa: muito mais que o quartinho ao lado da cozinha
- Pias integradas de cozinhas podem chegar a R$ 17 mil
Esponja
A esponja, segundo orientações, deve ser trocada de 15 em 15 dias. "O ideal é deixá-las em um reservatório onde a água e os resíduos caiam." Caso isso não seja feito, a bucha pode levar os resíduos para outros alimentos, aumentando o número de bactérias.
Panos de prato
Sobre os panos de pratos, Wanessa diz que eles não devem ter várias utilidades na cozinha. "Eles não podem servir para limpar pia e nem enxugar as mãos ao mesmo tempo. Deve-se usar um para cada função, como limpar a geladeira ou fogão, por exemplo." No caso de restaurantes, a especialista afirma que o mais indicado é usar o pano descartável.
Eletrodomésticos
Para os eletrodomésticos, o indicado é mantê-los sempre limpos e sem restos de alimentos. A máquina de lavar louças também deve ser limpa com frequência. "As louças não podem ficar por muito tempo no aparelho. A dica é limpar toda semana, ou após o uso do aparelho, para que os alimentos não fiquem muito tempo no local." A cada três meses deve ser feita uma limpeza mais profunda na geladeira, retirando as prateleiras e gavetas.
Como limpar
Para a limpeza dos utensílios, a nutricionista afirma que, no caso dos talheres, eles podem ser lavados com detergente neutro. "De tempo em tempo, pode-se deixá-los de molho na água sanitária." O uso de detergente neutro é para que o cheiro não fixe nos alimentos. No caso dos eletrodomésticos, o pano com água é o aconselhável em casos mais simples. Para remover resíduos mais pesados, a água sanitária.
Os textos são revisados por Mariana Benicá