Livros também podem ser usados na decoração do ambiente
Livros também podem ser usados na decoração do ambiente
Objetos devem ser colocados em locais apropriados para evitar mofo e traça
Editor
17/10/2013
Em tempos de leitores eletrônicos, engana-se quem pensa que os livros são objetos que não devem aparecer na casa. Além da prática da leitura ser um hábito comprovadamente saudável e de extrema importância para o desenvolvimento humano, os livros podem ocupar um espaço agradável e personalizado nas residências.
Porém, por conta desse hábito, muitas pessoas que não abrem mão de comprar – e acumular - o bom e velho livro, acabam formando pilhas desses objetos pelo imóvel. Com isso, organizar as obras torna-se um desafio. Mas esse problema pode ser facilmente resolvido com a adesão de uma estante ou prateleira. Ambos os móveis podem transformar a bagunça em estilo.
Segundo a arquiteta Estela Netto, a prateleira tem que ser de marcenaria, com espessura maior. "Normalmente, é chumbada com uma estrutura metálica interna porque o peso do livro é grande e a carga é pontual, não é distribuída. Tanto é assim que quando você vai construir uma edificação, por exemplo, de um colégio, a parte da biblioteca é calculada de forma diferente. Isso porque é um ambiente pesado", explica.
- Quarto de crianças: cadeiras dão um toque especial ao ambiente
- Conheça as plantas que trazem suavidade para muros e pergolados
Ainda segundo a especialista, uma dica é fechar o móvel com tampa de vidro. Dessa forma os títulos serão visualizados e evita poeira, deixando o acervo mais limpo e menos propenso a pegar traça e mofo. "É importante ter ventilação para evitar o mofo. A climatização também é necessária, pois a umidade ou excesso de calor também prejudicam o livro. Deve-se evitar também que o sol incida diretamente sobre a marcenaria que abriga os folhetos", lembra Estela.