Uso de máscara em Juiz de Fora se torna facultativo

Portaria publicada pela PJF libera os cidadãos do uso do equipamento de proteção individual

Por Redação

Emambientes hospitalares o equipamento continua recomendado

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou no fim da tarde desta terça-feira (16), o uso facultativo de máscaras na cidade. A decisão é do secretário municipal de saúde, Ivan Chebli, que baixou uma portaria que libera o uso do equipamento. Em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita Margarida Salomão (PT), atribui a decisão ao fato de uma queda e estabilidade nos números de óbitos e casos confirmados de Covid-19 no município.

O Executivo, porém, informa que o uso da máscara é obrigatório em Serviços de Saúde Públicos e Privados de Atenção Primária à Saúde, Atenção Secundária e Atenção Terciária, Instituições de Longa Permanência (ILPI), Comunidades Terapêuticas e Serviços Residenciais Terapêuticos.

Apesar da liberação do uso de máscaras na cidade, segue a recomendação de se utilizar o equipamento em locais abertos e fechados onde haja aglomeração de pessoas, como repartições públicas, comércios, bancos, elevadores, academias, táxi, Uber ônibus, escolas, creches, cinemas, teatros, igrejas e demais ambientes da iniciativa privada.